O livro “A Raridade das Coisas Banais”, do escritor Pedro Chagas Freitas, foi a obra escolhida pela representação portuguesa para recomendar no âmbito do projeto Readers of Europe, do Conselho da União Europeia.
Descrito como o “deslumbrante novo trabalho” do autor português, o romance selecionado foi publicado em maio pela Oficina do Livro. “Muito à maneira de ‘O Principezinho’ de Antoine de Saint-Exupéry, Freitas propõe gentilmente ao leitor que mergulhe em águas mais profundas e reflita sobre a infância e a morte, sobre o que significa ser adulto e sobre o amor”, lê-se na justificação da escolha.
De acordo com a recomendação, “A Raridade das Coisas Banais” recorda a “grandeza das crianças” e a “janela única que têm sobre o mundo”. “Uma lição extraordinária sobre o que deve estar sempre no centro do que significa ser humano”, acrescenta a nota.
Em 2022 celebra-se o Ano Europeu da Juventude e a Biblioteca do Conselho decidiu dedicar-lhe a terceira edição da iniciativa anual Readers of Europe, com foco nos “novos e emergentes talentos literários europeus”. As representações permanentes na União Europeia foram convidadas a recomendar livros dos seus países para ler durante o verão.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL