A 3ª Grande Gala Ouro sobre Azul “Um tributo ao feminino”, que se realiza no próximo dia 16 de abril no Clube de Tavira, a partir das 21:00, é o primeiro espetáculo do Grupo de Teatro Amador Desafiar este ano, anunciando assim o regresso à normalidade.
“Este vai ser um espetáculo especial, visto que é dedicado ao feminino e em que vão ser homenageadas algumas figuras femininas que fazem, ou fizeram parte da cultura, na cidade de Tavira”, avança o Desafiar.
Entre elas destacam-se Maria de Freitas Branco e Maria José Martins, ambas distinguidas com medalhas de mérito pela Câmara Municipal de Tavira.
A 3ª Grande Gala “Ouro sobre Azul” vai ter ainda alguns artistas convidados, figuras que fazem parte da arte e cultura de Tavira e cujo segredo ainda não podemos desvendar.
“A nossa pretensão é estimular o riso e alegria através de vários momentos cómicos e musicais, onde e sempre, o humor irá com certeza arrancar muitas gargalhadas ao público”, afirma o grupo de teatro.
Os bilhetes encontram-se à venda nas redes sociais do Teatro Amador Desafiar, por email para [email protected], e no Clube de Tavira e pelos contatos afixados no cartaz em anexo.
Sobre Maria de Freitas Branco
Estudou ballet, dança contemporânea e dança jaz na Escola Superior de Dança Rosella Hightower, estudou ballet na Bélgica e foi bailarina do Ballet Gulbenkian durante 15 anos.
DE 1987 a 2012 em Tavira, foi professora e coreógrafa de ballet e dança ritmica na escola que fundou.
Em 1994 foi-lhe atribuida pela Câmara Municipal de Tavira a medalha municipal de mérito e distinguida pelo Rotary Clube de Tavira como a profissional do ano.
Participou ainda com a sua escola e algumas coreografias em programas de televisão
Sobre Maria José Martins
Foi a responsável pela criação do primeiro jardim de infância em Tavira.
No desempenho de funções de vice-presidente do Núcleo da Cruz Vermelha em Tavira, impulsionou a criação do Centro de Dia para Idosos com apoio domiciliário.
Maria José Martins foi vereadora da Cultura, Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Tavira, entre os anos 1998 e 2001. De 2001 a 2006 desempenhou o cargo de chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Tavira, Macário Correia.
Foi ainda presidente e vice-presidente da Direcção da Banda Musical de Tavira. Desenvolveu e colaborou em inúmeras actividades ligadas ao mundo da comunicação social.
Sobre o Desafiar
Desde o seu início, o Grupo de Teatro Amador Desafiar procurou na cidade de Tavira recuperar uma área da cultura até então esquecida, o Teatro de Revista.
O projeto do Grupo Teatro Desafiar vai de encontro às potencialidades das tradições de teatro e marchas populares no concelho de Tavira e quer ainda estender essa área cultural junto da população de todo o Algarve.
O Grupo de Teatro Amador é um veiculo de difusão de modos e costumes, como num retrato das sociedades em que vivemos, e que pretende estimular o riso e alegria, através de vários momentos cómicos e musicais, onde o humor pretende arrancar gargalhas ao público.