O Ginásio Clube de Faro vai realizar durante este ano um ciclo composto por vários recitais de piano, intitulado “Belmarço”. O primeiro terá lugar no próximo dia 20 de março (domingo), pelas 17:00, com o pianista Luís Conceição.
A ideia surgiu após a descoberta de um texto, da autoria de José Vilhena Mesquita, onde dava conta dos recitais de piano de D. Adelaide do Rosário Belmarço, realizados nos anos 40 e 50, no Ginásio Clube de Faro, aos domingos à tarde, e abertos à população da cidade.
“No tempo em que o Ginásio Clube de Faro era o areópago das artes, e o cenáculo intelectual da classe média, a D.ª Adelaide do Rosário Belmarço costumava presentear os seus modestos conterrâneos, nas amenas tardes primaveris, com magníficos concertos de piano. O público não se fazia rogado na estridência dos seus aplausos, sobretudo quando se deixava embevecer pelas sonatas de Haydn, Beethoven, Mozart, Schubert, Chopin e Liszt”, afirma Vilhena Mesquita no documento.
O recital não será apenas um concerto de piano. Durante 12 temas, o pianista e compositor Luís Conceição irá levar o público numa viagem desde o Barroco até ao século XXI. Será assim uma apresentação de piano, mas com uma contextualização histórica e estilística afastada dos conceitos técnicos a que fomos normalmente habituados.
No fim haverá espaço para uma conversa com o pianista, que responderá a qualquer questão que o auditório lhe queira colocar.
O Ginásio Clube de Faro está localizado na Rua Ivens, 12, 2º. Os bilhetes podem ser adquiridos através do email [email protected].
O próximo Recital do Ciclo Belmarço terá lugar no dia 10 de abril (domingo), pelas 17:00, com o pianista Alexandre Dahmen.
Sobre Luís Conceição
Luís Conceição nasceu a 3 de Junho de 1974, tendo iniciado os estudos musicais com a idade de 5 anos no Conservatório Regional do Algarve, onde viria a concluir o Curso Geral de Piano. Ingressou de seguida na Universidade Nova de Lisboa, onde selicenciou em Ciências Musicais, posteriormente licenciou-se em Piano, na Universidade de Évora e é Mestrado em Ensino da Música pelo ISEIT.
Trabalhou como pianista acompanhador, Professor de Piano e de História da Cultura e das Artes em diversos conservatórios nacionais, de entre os quais se destacam a Canto Firme de Tomar, Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e Instituto Superior Afonso III em Loulé.
Atualmente é professor de Piano e de História da Cultura e das Artes na Academia de Música de Tavira. Enquanto Pianista e Compositor, já se apresentou em inúmeras salas nacionais e internacionais, quer a solo, quer integrado em formações de câmara, coros e orquestras. A atividade profissional da composição, inicia-se em 1993, tendo composto até à data mais de 400 obras, parte dela gravada em 6 Cds de edição de autor.
O seu estilo de linguagem é essencialmente a de fusão, apresentando afinidades com a Música Étnica, Jazz e Música Erudita. Lidera atualmente vários projetos musicais, onde privilegia a interdisciplinariedade das Artes, nomeadamente uma relação simbiótica entre Música, Poesia e Cinema. Destes projetos destacam-se “Histórias ao Piano”, “Trio Osmose”, “Entre nós e as Palavras”, “Metrópolis” e “Woman of Paris”. É também autor de obras didáticas para crianças no domínio do Piano, onde desenvolve uma intensa produção relacionada com o ensino do instrumento.