Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Cultura, Ensino

Galp atribui cinco bolsas de mérito a alunos de Alcoutim para estudos no ensino superior

Cada uma das quatro bolsas de licenciatura e uma de mestrado têm um valor anual de 850 euros e 1.000 euros, respetivamente

15:00 11 Dezembro, 2023 15:10 11 Dezembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Galp, através da sua Fundação, distinguiu este ano cinco alunos de Alcoutim com bolsas de mérito para estudos no ensino superior.

Cada uma das quatro bolsas de licenciatura e uma de mestrado têm um valor anual de 850 euros e 1.000 euros, respetivamente, e são válidas para um período de três anos no caso da licenciatura e dois anos para a obtenção do mestrado.

“Uma medida importante num contexto de dificuldades crescentes para as famílias portuguesas com encargos associados à educação”, destaca a Galp em comunicado.

“A Educação é o mais potente motor de inclusão, de criação de oportunidades e de expressão de igualdade e democracia. Todos os dias criamos energia. E não há melhor maneira de criar energia do que aquela que se materializa no direito dos jovens à sua educação e ao seu futuro”, afirmou Maria João Carioca, CFO da Galp.

A cerimónia do Programa de Bolsas Sociais EPIS – Empresários para Inclusão Social, decorreu na Culturgest, em Lisboa, na qual se juntaram 49 empresas e doadores individuais para atribuir um número record de 208 bolsas sociais a jovens, num total de 454.000 euros de apoios à inclusão.

A Galp é pelo segundo ano consecutivo o maior investidor social da EPIS, sendo responsável por mais de 20% do investimento total da associação em 2023 e por 40 das 208 bolsas atribuídas a nível nacional.

A Educação, um dos objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, é um dos pilares estratégicos da Fundação Galp, que tem apostado sustentadamente no reforço do combate ao insucesso e abandono escolar em Portugal. Em Alcoutim, a Galp apoia um total de 12 bolseiros no ensino superior no corrente ano letivo.

“A Galp assume uma presença duradoura nas comunidades e a melhor expressão desse compromisso que temos com o futuro é o apoio aos alunos de mérito das vilas e cidades em que operamos”, concluiu Maria João Carioca.

Mantendo sempre em vista a coesão territorial, a Fundação Galp deu particular atenção aos alunos de sete concelhos onde a empresa tem projetos relevantes no contexto da transição energética: Alcoutim, Odemira e Ourique produzem os eletrões verdes essenciais para a descarbonização dos produtos energéticos; Sines e Santiago do Cacém estão na zona de influência da refinaria da Galp, garante da segurança energética do país e centro produtor das energias do futuro.

Já Matosinhos passa por um processo de reconversão que visa de criar um polo de referência na inovação e sustentabilidade; e Setúbal, concelho de grande tradição industrial, para onde se perspetiva a instalação de uma unidade de conversão de lítio que criará em Portugal uma nova cadeia de valor no setor energético.

A Galp é membro da EPIS desde 2014. A Associação EPIS foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses que escolheram a educação como forma de concretizar a sua missão de inclusão social em Portugal.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia comprometida com o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis nas suas operações e nas ofertas integradas que disponibiliza aos seus clientes. Criou soluções simples, flexíveis e competitivas para as necessidades energéticas ou de mobilidade tanto de grandes indústrias e pequenas e médias empresas, como do consumidor individual.

A sua oferta inclui várias formas de energia – da eletricidade produzida com fontes renováveis ao gás natural e aos combustíveis líquidos. Como produtor, atuamos na extração de petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima e somos igualmente um dos principais produtores Ibéricos de energia elétrica de base solar. A Galp emprega diretamente 7.000 pessoas.

Mais informações em www.galp.com

Sobre a Fundação Galp

A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009 e tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado. Para isso, é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o Grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade.

“Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura”, a Fundação Galp acredita que “o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade”.

Leia também: Fundação Galp atribui 40 bolsas de mérito a alunos de 7 concelhos, incluindo Alcoutim

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas o agregado tem rendimentos baixos? Pode ter direito a desconto na conta da luz sem receber apoios sociais

08:00 11 Setembro, 2026 15:34 9 Setembro, 2026 | João Luís

A tarifa social de eletricidade também pode ser atribuída através do rendimento do agregado, mesmo que ninguém receba uma prestação social

Algarve Saúde

ULS Algarve nega ter proibido trabalhadores de frequentarem curso de Medicina

06:56 11 Setembro, 2026 07:04 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A administração esclarece que frequentar um curso superior "não é considerada" uma situação de acumulação de funções

Europe Direct Algarve Política

Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva

07:20 11 Setembro, 2026 07:25 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro concelhias do PSD participaram numa visita destinada a aprofundar conhecimentos sobre políticas e instrumentos da União Europeia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Sol para uns, chuva para outros: o tempo vira em Portugal e nem todas as regiões vão escapar ao ‘mau tempo’

16:50 10 Setembro, 2026 18:16 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A Meteored prevê um fim de semana marcado por sol e temperaturas de verão, embora a chuva possa afetar os arquipélagos

Algarve Nacional Saúde

Algarve entre as zonas onde Ordem dos Médicos quer incentivos para fixar profissionais

09:39 11 Setembro, 2026 09:39 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação a custos controlados, bónus e mais férias estão entre as propostas para atrair e fixar médicos em zonas carenciadas

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“basta a lembrança de umas quantas ruas e do seu rio”* | Por José Garrido

10:00 11 Setembro, 2026 19:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Do sapal ao Portugal liberal: Faro geopolítico (I) | Por Virgílio Machado

09:20 11 Setembro, 2026 20:14 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Hanya Yanagihara: de Uma Pequena Vida atéAo Paraíso | Por Paulo Serra

07:30 11 Setembro, 2026 19:42 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Algarve Política

Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados

09:10 11 Setembro, 2026 09:11 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido acusa António Pina de recuperar projetos da anterior gestão e considera que falta concretizar as mudanças prometidas

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber

11:00 10 Setembro, 2026 15:28 9 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo decidiu prolongar até ao final do ano uma medida criada para responder ao aumento dos preços dos combustíveis

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Ukino Palmeiras Village.
Algarve Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas o agregado tem rendimentos baixos? Pode ter direito a desconto na conta da luz sem receber apoios sociais

08:00 11 Setembro, 2026 15:34 9 Setembro, 2026 | João Luís

A tarifa social de eletricidade também pode ser atribuída através do rendimento do agregado, mesmo que ninguém receba uma prestação social

Algarve, Saúde

ULS Algarve nega ter proibido trabalhadores de frequentarem curso de Medicina

06:56 11 Setembro, 2026 07:04 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A administração esclarece que frequentar um curso superior "não é considerada" uma situação de acumulação de funções

Europe Direct Algarve, Política

Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva

07:20 11 Setembro, 2026 07:25 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro concelhias do PSD participaram numa visita destinada a aprofundar conhecimentos sobre políticas e instrumentos da União Europeia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Sol para uns, chuva para outros: o tempo vira em Portugal e nem todas as regiões vão escapar ao ‘mau tempo’

16:50 10 Setembro, 2026 18:16 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A Meteored prevê um fim de semana marcado por sol e temperaturas de verão, embora a chuva possa afetar os arquipélagos

Algarve, Nacional, Saúde

Algarve entre as zonas onde Ordem dos Médicos quer incentivos para fixar profissionais

09:39 11 Setembro, 2026 09:39 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação a custos controlados, bónus e mais férias estão entre as propostas para atrair e fixar médicos em zonas carenciadas

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“basta a lembrança de umas quantas ruas e do seu rio”* | Por José Garrido

10:00 11 Setembro, 2026 19:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Do sapal ao Portugal liberal: Faro geopolítico (I) | Por Virgílio Machado

09:20 11 Setembro, 2026 20:14 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Hanya Yanagihara: de Uma Pequena Vida atéAo Paraíso | Por Paulo Serra

07:30 11 Setembro, 2026 19:42 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Algarve, Política

Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados

09:10 11 Setembro, 2026 09:11 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido acusa António Pina de recuperar projetos da anterior gestão e considera que falta concretizar as mudanças prometidas

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber

11:00 10 Setembro, 2026 15:28 9 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo decidiu prolongar até ao final do ano uma medida criada para responder ao aumento dos preços dos combustíveis

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Ukino Palmeiras Village.
Algarve, Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Últimas Notícias

  • IL Portimão critica gestão da reabilitação urbana do centro histórico
    IL Portimão critica gestão da reabilitação urbana do centro histórico
  • Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões
    Vai haver chuva e vento forte em Portugal nesta data e vai afetar estas regiões
  • Algarve entre as zonas onde Ordem dos Médicos quer incentivos para fixar profissionais
    Algarve entre as zonas onde Ordem dos Médicos quer incentivos para fixar profissionais
  • Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados
    Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados
  • Dez anos de vinhos levam música, gastronomia e workshops ao Morgado do Quintão em Lagoa
    Dez anos de vinhos levam música, gastronomia e workshops ao Morgado do Quintão em Lagoa

Opinião

  • “basta a lembrança de umas quantas ruas e do seu rio”* | Por José Garrido
    “basta a lembrança de umas quantas ruas e do seu rio”* | Por José Garrido
  • Do sapal ao Portugal liberal: Faro geopolítico (I) | Por Virgílio Machado
    Do sapal ao Portugal liberal: Faro geopolítico (I) | Por Virgílio Machado
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
  • Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento