Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura

Filme “A Viagem do Rei” sobre a pessoa que é Rui Reininho estreia no DocLisboa

“Quando se fala do Rui Reininho é incontornável falar dos GNR, mas isto não é um documentário sobre o vocalista dos GNR. É um documentário sobre Rui Reininho, a pessoa”, afirma o realizador João Pedro Moreira

11:17 14 Outubro, 2022 11:17 14 Outubro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“A Viagem do Rei”, que se estreia esta sexta-feira no DocLisboa, é um filme sobre Rui Reininho, “a pessoa e não o vocalista dos GNR”, que foge ao formato convencional de um documentário, disse à Lusa o realizador.

“Quando se fala do Rui Reininho é incontornável falar dos GNR, mas isto não é um documentário sobre o vocalista dos GNR. É um documentário sobre Rui Reininho, a pessoa”, afirmou João Pedro Moreira, em declarações à Lusa.

Segundo o realizador, a ideia foi tentar responder à questão “quem é o Rui?”, “nas diferentes ‘personas’ que cria ao longo da vida”.

“Onde é que nasceu, o percurso dele, a infância, o impacto que a infância teve em todo o processo, a adolescência, a Guerra Colonial, o que ele passou naquela fase. E depois todo o processo de ele lidar com ter uma banda emergente, a parte das drogas, todo aquele ‘rock and roll’ que está agregado a uma carreira ligada à música”, contou.

Para João Pedro Moreira, o convite de Roger Mor, guionista do filme, e de Maria Manuel Andrade, produtora, para dirigir “A Viagem do Rei” foi “uma grande oportunidade de fazer alguma coisa por alguém, e com alguém”, que admira muito.

“Não só pelo trajeto dele na música, mas até mais pela forma como utilizou o holofote de uma forma diferente da que os artistas geralmente usam, de uma forma mais disruptiva, de fugir um bocadinho àquilo que é a ‘normalidade’”, referiu.

De acordo com o realizador, Rui Reininho teve “um papel importante” na maneira como o documentário foi criado, “mas não um papel ativo no sentido de direcionar sobre o que fazer”.

“Dissemos-lhe logo que não queríamos fazer um documentário convencional, com pessoas a falar sobre ele. E isso agradou-lhe logo, fugir a essa ‘normalidade’ do documentário”, recordou.

Rui Reininho é o protagonista, que vai falando por cima de “paisagens visuais criadas de acordo com a forma de ele escrever”.

“Criámos cenários meio surreais, místicos. E criámos personagens, a partir de ‘alter egos’ que ele teve, mas também ele em criança. A parte ‘anarca’ é personificada pelo ator Paulo Pascoal, e depois temos o Rui a encarnar a parte dele como a ‘persona’, o artista. Além disso, há uma personagem ligada à parte esotérica que o Rui tem, que é um ser de luz que vai aparecendo”, descreveu João Pedro Moreira.

A entrevista a Rui Reininho, que foi feita ao longo de dois dias, foi “quase uma sessão de terapia, para os dois lados, mas muito engraçado”. “O Rui é uma pessoa muito inteligente”, considerou o realizador.

A palavra “rei” no título do filme “vem de Reininho, principalmente, mas também alude ao ‘rei da pop’, que já algumas vezes lhe chamaram, com os GNR”.

João Pedro Moreira já fez outros documentários relacionados com música e é a essa área a que gostava “de continuar ligado”, embora esteja “sempre aberto a novas aventuras e a novas viagens”.

“Dou valor a estas pessoas que estão na música e merecem ter um pedacinho de história que fica registado, para novas gerações poderem ver e rever e descobrir estas personagens que passaram pela música portuguesa”, disse.

“A Viagem do Rei” é exibido esta sexta-feira, às 22:00 na Culturgest, no Auditório Emílio Rui Vilar. O filme integra a secção competitiva “Heart Beat” do DocLisboa, que decorre até domingo.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve Cultura Gastronomia

Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias

12:10 26 Junho, 2026 12:14 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival junta sabores portugueses e internacionais numa edição dedicada à diversidade gastronómica e ao verão

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve Mundo Nacional Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Via verde. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve, Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Algarve, Cultura, Gastronomia

Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias

12:10 26 Junho, 2026 12:14 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival junta sabores portugueses e internacionais numa edição dedicada à diversidade gastronómica e ao verão

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve, Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Via verde. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Passou na Via Verde sem identificador? Veja o que deve fazer para ‘fugir’ à multa

18:20 28 Junho, 2026 18:01 28 Junho, 2026 | João Luís

Portagem em falta na Via Verde pode ser paga antes de dar coima. Saiba onde consultar a dívida, os prazos e como evitar custos extra

Últimas Notícias

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
    Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
  • Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
    Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
  • Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
    Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
  • Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista
    Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal