Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Foto de arquivo Freit@sJ | DR
Ouvir
Cultura

Festival Pé na Terra faz 12 anos e despede-se da Fuzeta entre 28 e 30 de junho

Vila da Fuzeta ficou pequena para a dimensão que o festival alcançou e é necessário encontrar um novo local

18:11 14 Maio, 2024 18:11 14 Maio, 2024 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O festival Pé na Terra vai despedir-se da Fuzeta, no concelho de Olhão, entre 28 e 30 de junho, levando ao palco ritmos e músicas da cultura popular lusófona, como samba, semba, batuca ou vira, anunciou a organização.

Kelly Tonaco, da organização do Pé na Terra, disse à agência Lusa que a Fuzeta foi o local onde o festival surgiu e cresceu ao longo dos últimos 12 anos, sempre com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara de Olhão, mas sublinhou que a vila algarvia ficou pequena para a dimensão que o festival alcançou e é necessário encontrar um novo local, que garanta as condições logísticas necessárias para o futuro.

Sobre a nova localização, Kelly Tonaco disse que a organização já está a trabalhar para encontrar outro espaço para acolher o evento a partir de 2025 e remeteu um anúncio da nova localização para breve, mas garantiu que o Pé na Terra seguirá no Algarve.

Sobre o programa para a edição de despedida da vila algarvia, a mesma fonte destacou as presenças do angolano Paulo Flores, conhecido como o “rei do Semba”, do Bloco Afro brasileiro Ilê Aiyê, um dos mais antigos do Carnaval da Bahía e que comemora 50 anos, dos portugueses Criatura, e da brasileira Renata Rosa, entre outros.

Fuzeta acolhe o Festival Pé na Terra há 12 anos

“O Festival Pé na Terra é um festival que se faz há 12 anos na vila da Fuzeta e o contexto do festival é enaltecer e preservar a cultura popular de países lusófonos. Trabalhamos com músicas, ritmos e danças da cultura lusófona, de países da África, como Cabo Verde ou Angola, do Brasil ou de Portugal”, contextualizou.

Kelly Tonaco realçou também a importância da dança no evento, com a realização de 40 ‘workshops’ que vão mostrar como de bailam ritmos como “samba, semba, kola San jon, batuka ou o vira português, que fazem parte da história desses países” e da cultura lusófona.

“Alguns desses ritmos surgiram em contextos históricos, como a escravidão, têm uma história de resistência e criatividade num período muito difícil, e gostamos de mostrar no festival o importante que é continuar a representar esta cultura, que faz parte da nossa identidade”, justificou.

Também vão estar presentes no festival artistas como Orquestra das Batucadeiras de Portugal, Leo Middea, Coletivo Gira, Rasta Fogo, Gafieira ou Diego Oliveira, assinalou também Kelly Tonaco, salientando que, no sábado (29 de junho), realiza-se “habitual cortejo de maracatu” pelas ruas da vila.

“Depois de 12 anos em que o Festival nasceu e cresceu ali, este ano vai ser a despedida e vai ser o nosso último ano na vila da Fuzeta”, lamentou a organizadora, esclarecendo que o festival está a “encerar um ciclo” e vai deixar o local “onde nasceu” para poder garantir as condições necessárias para o seu crescimento.

Questionada sobre se a saída da Fuzeta é forçada ou desejada, a mesma fonte respondeu que é necessária, porque “a Fuzeta é muito pequenina, é uma vila com 2.000 pessoas, e já não comporta mais o festival ao nível estrutural”.

“Estamos a trabalhar nisso e vamos divulgar a nova localização em breve, mas vamo-nos manter pelo Algarve”, antecipou Kelly Tonaco, que espera ultrapassar, na edição de despedida da Fuzeta, a média de 9.000 espetadores alcançada no ano passado.

Leia também: Uma das oliveiras mais velhas do país está no Algarve. Saiba onde encontrá-la

×
Publicidade
Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Algarve, Lifestyle

Esta praia no Algarve já não é ‘segredo’ e ‘conquistou’ a Europa pela forma como lá se chega (não é de barco)

12:00 15 Maio, 2025 11:40 15 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve foi recentemente distinguida pelo TripAdvisor com um lugar na lista das melhores praias da Europa

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Auto, Mundo

Trump quer acabar com funcionalidade que se tornou obrigatória nos carros novos que “todos detestam”

11:32 15 Maio, 2025 11:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

Esta funcionalidade foi criada para ajudar o ambiente, mas, de acordo com Donald Trump, todos os condutores detestam: saiba do que se trata

Auto

“Um risco desnecessário”: matemático revela o porquê de conduzir a 140 km/h não ‘valer’ a pena (e a multa não é a razão)

16:30 15 Maio, 2025 16:06 15 Maio, 2025 | POSTAL

No vídeo que se tornou viral, um professor de matemática, revela uma razão inesperada para evitar conduzir além do limite nas autoestradas. Saiba mais

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Algarve

APA avança com intervenção urgente na Praia da Fuzeta-Mar antes da época balnear

14:53 15 Maio, 2025 14:54 15 Maio, 2025 | POSTAL

Erosão impede uso da Fuzeta-Mar em segurança; APA avança com operação urgente para viabilizar época balnear de 2025

Algarve, Cultura

Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro

18:30 15 Maio, 2025 18:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

ALFA lança “Vida na Praia” na Feira do Livro de Faro, obra que cruza imagens e histórias da comunidade da ilha de Faro

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Lifestyle, Nacional

Esta cascata de águas cristalinas é um dos segredos mais bem guardados de Portugal

09:20 15 Maio, 2025 08:44 15 Maio, 2025 | POSTAL

Com queda de água contínua e zona envolvente bem preservada, a cascata insere-se num percurso com pouca afluência

Cultura, Lifestyle, Nacional

Neste vale isolado entre montanhas em Portugal há uma festa anual e ali as freiras escondiam-se dos ‘piratas’

08:30 15 Maio, 2025 16:21 14 Maio, 2025 | POSTAL

O vale isolado encontra-se numa ilha portuguesa e já foi o esconderijo de freiras que se queriam proteger dos ataques de 'piratas'

Algarve, Lifestyle

Esta praia no Algarve já não é ‘segredo’ e ‘conquistou’ a Europa pela forma como lá se chega (não é de barco)

12:00 15 Maio, 2025 11:40 15 Maio, 2025 | POSTAL

Praia do Algarve foi recentemente distinguida pelo TripAdvisor com um lugar na lista das melhores praias da Europa

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Auto, Mundo

Trump quer acabar com funcionalidade que se tornou obrigatória nos carros novos que “todos detestam”

11:32 15 Maio, 2025 11:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

Esta funcionalidade foi criada para ajudar o ambiente, mas, de acordo com Donald Trump, todos os condutores detestam: saiba do que se trata

Auto

“Um risco desnecessário”: matemático revela o porquê de conduzir a 140 km/h não ‘valer’ a pena (e a multa não é a razão)

16:30 15 Maio, 2025 16:06 15 Maio, 2025 | POSTAL

No vídeo que se tornou viral, um professor de matemática, revela uma razão inesperada para evitar conduzir além do limite nas autoestradas. Saiba mais

Europa, Lifestyle

Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’

20:30 15 Maio, 2025 15:30 15 Maio, 2025 | POSTAL

Numa aldeia que parece saída de um 'conto de fadas', todas as casas foram pintadas de azul, transformando a sua identidade e atraindo visitantes de todo o mundo

Algarve

APA avança com intervenção urgente na Praia da Fuzeta-Mar antes da época balnear

14:53 15 Maio, 2025 14:54 15 Maio, 2025 | POSTAL

Erosão impede uso da Fuzeta-Mar em segurança; APA avança com operação urgente para viabilizar época balnear de 2025

Algarve, Cultura

Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro

18:30 15 Maio, 2025 18:32 15 Maio, 2025 | POSTAL

ALFA lança “Vida na Praia” na Feira do Livro de Faro, obra que cruza imagens e histórias da comunidade da ilha de Faro

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Lifestyle

Adeus moscas: esta folha que está na cozinha é a solução para manter a sua casa livre de insetos

19:50 14 Maio, 2025 11:55 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba agora mais sobre este repelente natural, que afasta as moscas, perfuma a casa e contribui para um ambiente saudável sem recorrer a produtos químicos: descubra a solução prática e ecológica

Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

18:50 13 Maio, 2025 18:14 13 Maio, 2025 | POSTAL

Um simples pano pode significar mais do que aparenta na estrada. Descubra o que significa este gesto que poucos conhecem, mas que pode fazer a diferença

Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | POSTAL

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

Algarve, Lifestyle

Adeus escorregas: primeiro parque aquático no Algarve está fechado há 30 anos e vai ser ‘transformado’

18:00 13 Maio, 2025 16:52 13 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra o que vai ser construído no espaço onde se encontra um parque aquático abandonado no Algarve há mais de 30 anos

Lifestyle

Adeus azeite? Conheça o método alternativo e económico para fritar ovos sem qualquer tipo de gorduras

14:10 14 Maio, 2025 13:49 14 Maio, 2025 | POSTAL

Uma influenciadora gastronómica surpreendeu ao mostrar como fritar ovos sem usar óleo. Um truque simples, económico e saudável

Lifestyle, Nacional

Esta cascata de águas cristalinas é um dos segredos mais bem guardados de Portugal

09:20 15 Maio, 2025 08:44 15 Maio, 2025 | POSTAL

Com queda de água contínua e zona envolvente bem preservada, a cascata insere-se num percurso com pouca afluência

Últimas

  • O ‘segredo líquido’ do Vaticano: conheça a bebida que só o Papa e os ‘mais sortudos’ podem provar
    O ‘segredo líquido’ do Vaticano: conheça a bebida que só o Papa e os ‘mais sortudos’ podem provar
  • Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’
    Conheça a “Aldeia Azul” dos Smurfs que está escondida entre montanhas e fica mesmo ‘aqui ao lado’
  • Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)
    Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)
  • Levanta dinheiro no multibanco? Conheça o método ‘espanhol’ e descubra o botão ‘imprescindível’ para evitar fraudes
    Levanta dinheiro no multibanco? Conheça o método ‘espanhol’ e descubra o botão ‘imprescindível’ para evitar fraudes
  • Nem fresco nem feta: este queijo vendido nos supermercados melhora a função cerebral e fortalece os ossos
    Nem fresco nem feta: este queijo vendido nos supermercados melhora a função cerebral e fortalece os ossos
  • Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro
    Lançamento de “Vida na Praia” marca programação da Primavera Literária em Faro
  • Portugal mantém prova icónica no Mundial de Ralis por mais duas épocas
    Portugal mantém prova icónica no Mundial de Ralis por mais duas épocas

Opinião

  • Saúde: equipamentos públicos ou privados. Quem paga, o que paga e a quem paga?
    Saúde: equipamentos públicos ou privados. Quem paga, o que paga e a quem paga?
  • 40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
    40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
  • Bilhete Postal: Os distritos beneficiam do ‘seu governante’? | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os distritos beneficiam do ‘seu governante’? | Por Eduardo Costa
  • Morreu “Pepe Mujica” – Honra à sua memória! | Por Luís Ganhão
    Morreu “Pepe Mujica” – Honra à sua memória! | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • LIXARTE convida a fotografar para proteger os oceanos. Inscrições decorrem até 20 de maio
    LIXARTE convida a fotografar para proteger os oceanos. Inscrições decorrem até 20 de maio
  • 40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
    40 visões da Europa: Agir e reinventar o projeto europeu | Por Maria Dias Sá
  • 40 anos de Portugal na União Europeia celebrados com programa especial em Castro Marim
    40 anos de Portugal na União Europeia celebrados com programa especial em Castro Marim
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal