Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Festival F. Crédito: José Manuel Martins | POSTAL arquivo 2025
Algarve, Cultura

Festival F regressa ao centro histórico de Faro com 67 concertos em sete palcos

Durante três dias, o Festival F reúne música, tertúlias, exposições, artesanato, gastronomia e atividades para crianças no centro de Faro

07:00 30 Agosto, 2026 11:58 30 Agosto, 2026
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O centro histórico de Faro volta a transformar-se num grande palco entre 3 e 5 de setembro, com o Festival F a apresentar 67 concertos em sete palcos, além de tertúlias, exposições, artesanato, gastronomia, animação de rua e atividades para crianças.

Bárbara Tinoco, Wet Bed Gang, D.A.M.A, HMB, Chico da Tina, The Gift, Moonspell, Clã, Slow J, Carminho e a Orquestra do Algarve estão entre os nomes anunciados para os três dias do evento.

O cartaz, que atravessa géneros como a pop, o hip hop, o fado, o rock, a música eletrónica e o jazz, inclui ainda atuações de Branko, Papillon, Mind da Gap, Maninho, Danni Gato e Camaleão Azul, entre outros artistas.

“São 67 concertos distribuídos por sete palcos, num percurso que ocupa ruas, praças e largos do centro histórico e volta a transformar a cidade num palco vivo durante três dias”, destacou a organização, a cargo da Câmara de Faro, da Ambifaro e do Teatro das Figuras.

Tertúlias cruzam diferentes universos musicais

A programação inclui tertúlias ao longo dos três dias, com debates dedicados a diferentes áreas da música portuguesa.

Na quinta-feira, 3 de setembro, o programa parte do tema Música no Feminino. No dia seguinte, Manuela Azevedo, Fernando Ribeiro e Martim Sousa Tavares participam numa conversa que cruza a pop, o metal e a música erudita, coincidindo com as atuações dos Clã e dos Moonspell.

No último dia do festival, 5 de setembro, o hip hop nacional estará no centro da discussão.

Artesanato e atividades para crianças

A Rua Galp recebe o espaço Artists & Fleas, destinado a criadores, artistas e pequenos produtores independentes.

O público poderá encontrar projetos de artesanato, design, ilustração, moda, joalharia e cosmética natural, entre outras propostas de autor.

As crianças com idades entre os 6 e os 10 anos terão também um espaço próprio no Largo de São Francisco, junto ao Palco Ria, que funcionará entre as 20:00 e as 00:00, com atividades e experiências lúdico-pedagógicas.

Exposições, fotografia e projeções no espaço público

O programa estende-se ao Museu Municipal de Faro, onde poderão ser visitadas as exposições “Olhar a Paisagem: A partir das coleções do MNAA” e “Arte Portuguesa Século XIX-XX: Coleção Miguel Duarte”.

A fotografia estará igualmente representada através de uma exposição da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, da fotógrafa norte-americana Kathryn Barnard.

No Palco Fábrica, a Fuse – design lab apresentará espetáculos de videomapping, com projeções que conjugam imagem, luz e som.

De acordo com a organização, a iniciativa pretende levar “a criação visual para o espaço público” e acrescentar uma nova dimensão ao percurso pelo centro histórico da cidade.

Animação percorre a Vila Adentro

Entre os concertos, o Festival F terá ainda animação de rua a cargo do Grupo Coral Ossónoba, da Urban Expression e da Poesia e Companhia.

As arruadas de Al Fanfare e Funkarmonica completam a programação, levando diferentes linguagens artísticas à Vila Adentro.

O festival reúne nomes consolidados da música portuguesa, projetos em afirmação e artistas que fazem este ano as primeiras aparições no evento.

A.Pinto / HDF

Leia também: QRER renova o Convite ao Interior com etnobotânica e investigação comunitária

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

“Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”

13:28 6 Novembro, 2026 13:28 6 Novembro, 2026

Selecionador respondeu sobre o seu papel na saída de Cristiano Ronaldo da Seleção e revelou o que pretendia fazer na convocatória para novembro

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Europe Direct Algarve Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

“Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”

13:28 6 Novembro, 2026 13:28 6 Novembro, 2026

Selecionador respondeu sobre o seu papel na saída de Cristiano Ronaldo da Seleção e revelou o que pretendia fazer na convocatória para novembro

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Europe Direct Algarve, Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

“Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido

10:30 6 Novembro, 2026 07:03 3 Novembro, 2026

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
    Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
  • Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
    Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
  • “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”
    “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”
  • Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
    Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
  • Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
    Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

Opinião

  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal