Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Economia

Festival dos Descobrimentos será dedicado a D. Sebastião e aos 450 anos da elevação de Lagos a cidade

O festival terá muito para oferecer aos visitantes, desde espetáculos, polos temáticos interativos, recriação histórica, exposições, conferências, animação permanente, Cortejo Histórico, Feira Quinhentista, entre outras surpresas.

11:43 27 Abril, 2023 11:43 27 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já na sua 11.ª edição, o Festival dos Descobrimentos vai decorrer entre 4 e 7 de maio no centro histórico da cidade e será dedicado a D. Sebastião e aos 450 anos da elevação de Lagos a cidade.

Num formato renovado e numa área ampliada, o festival terá muito para oferecer aos visitantes, desde espetáculos, polos temáticos interativos, recriação histórica, exposições, conferências, animação permanente, Cortejo Histórico, Feira Quinhentista, entre outras surpresas.

A última edição do festival decorreu em 2019, mas a paragem deu mote para se preparar um grande regresso deste que já é um dos eventos de referência do Algarve, especialmente num período de época média/baixa.

Fotos de arquivo | DR

“Assinalando-se este ano 450 anos desde que D. Sebastião elevou Lagos à categoria de cidade, o jovem monarca será o grande protagonista deste evento, marcando grande parte da programação preparada para os quatro dias”, refere a autarquia em comunicado.

O Festival dos Descobrimentos arranca no dia 4 (14:30) com o Cortejo Histórico ao longo da Avenida dos Descobrimentos, envolvendo a comunidade escolar lacobrigense, associações culturais e figurantes, algo que se tem mantido como o coração do evento. Esse momento marca o arranque do festival, o qual inclui a Feira Quinhentista, acolhendo um número recorde de participantes que incluem artífices, artesãos, mercadores e taberneiros.

Por todo o recinto, existirão vários polos temáticos em que a intenção é entrar numa viagem no tempo e interagir com a nossa História – Mostra de Armas (Forte Ponta da Bandeira), Acampamento Mouro de Mulei Mohâmede Almotauaquil (Jardim da Constituição), Instrumentos de Tortura (Armazém Regimental), Vida a Bordo de uma Caravela (Caravela Boa Esperança), Jogos para Famílias (Jardim da Constituição), Vila Notável (antigo Hospital de Lagos) e Construir uma Caravela (exterior do Forte Ponta da Bandeira) são algumas das experiências que terá oportunidade de viver.

A animação será constante pelo recinto e nos três polos de atuações – Palco da Muralha, Palco do Infante e Arco de S. Gonçalo – a qual incluirá música de índole cristã e árabe, percussão, dança oriental, estátuas vivas, teatro infantil, marionetas, encenações, torneios de cavalaria, espetáculos de fogo, entre outros. O ponto alto da programação diária acabará por ser os três grandes espetáculos que estão a ser preparados – KauDeDRAC (4 e 5 de maio), A Última Nau (6 e 7 de maio) e Dia de Aniversário d’El Rei (6 e 7 de maio), com momentos mágicos de artes performativas, efeitos de luz e pirotecnia.

O festival tem acesso gratuito e uma das novidades desta edição será as duas experiências pagas, mas que vêm reforçar o programa do festival e levar os participantes aos tempos dos Descobrimentos e Renascimento – Navegador por um Dia – Passeio na Nau Santa Bernarda (4 a 7 de maio) e Ceia Quinhentista (7 de maio, Messe Militar).

Os bilhetes para as duas iniciativas já estão à venda e podem ser adquiridos através do site do festival.

Mas a programação não fica por aí, com outras atividades a ter lugar em equipamentos culturais e museológicos de Lagos ao longo desses dias, como a Biblioteca Municipal, Forte Ponta da Bandeira, Mercado de Escravos e Centro Ciência Viva de Lagos. De destacar também as visitas guiadas (com inscrição gratuita também no site do festival) e o ciclo de conferências que terá lugar a 6 de maio no Centro Cultural de Lagos, também dedicado ao jovem rei e aos 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade, garantindo uma componente científica e pedagógica que enriquece o evento.

A realização do evento implicará condicionantes ao trânsito, nomeadamente o encerramento ao trânsito entre a rotunda D. João II e os Bombeiros Voluntários de Lagos das 13:30 às 16:30 do dia 4 de maio e na Praça do Infante entre os dias 4 e 7 de maio entre as 15:00 e as 24:00. O aviso está disponível aqui.

Mais informações e programação detalhada aqui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Sardinhas na grelha.
Algarve Gastronomia

Já não falta muito para a 30.ª edição do Festival da Sardinha de Portimão: aponte as datas e os artistas

19:30 22 Julho, 2026 16:39 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Festival da Sardinha regressa em agosto com seis dias de concertos, gastronomia, recriação histórica e iniciativas sustentáveis

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Sardinhas na grelha.
Algarve, Gastronomia

Já não falta muito para a 30.ª edição do Festival da Sardinha de Portimão: aponte as datas e os artistas

19:30 22 Julho, 2026 16:39 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Festival da Sardinha regressa em agosto com seis dias de concertos, gastronomia, recriação histórica e iniciativas sustentáveis

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Últimas Notícias

  • Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
    Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
  • Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
    Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
  • Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
    Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
  • Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
    Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento