O Festival de Música de Cachopo 2023 (FM Cachopo 2023) chega ao fim com o concerto de Tom Fitzpatrick e Orquestra Jazz do Algarve, no próximo dia 3 de dezembro, às 17:00.
Tom Fitzpatrick é a voz que dará corpo a este concerto, um dos valores emergentes do Reino Unido, um gentleman, que presta assim uma justa homenagem ao maior gentleman da história do Jazz, Frank Sinatra. Tom Fitzpatrick, é uma presença habitual em vários pontos da Europa, e será a segunda vez que se junta à Orquestra Jazz do Algarve.
Neste concerto o público terá oportunidade de escutar alguns dos mais emblemáticos temas de Sinatra, como I’ve Got You Under, My Skin, It Was a Very Good Year, Come Fly With Me ou Fly Me To The Moon, com as orquestrações para Orquestra Jazz Originais, numa recriação perfeita.
A entrada é gratuita e as reservas podem ser feitas até às 17:00 do dia 2 de dezembro pelo telefone 289 844 112 ou email [email protected]
O FM Cachopo 2023 teve início no dia 11 de março e contou com a presença de mais de 2.000 participantes (organizadores, técnicos, músicos e público, entre outros), que prepararam e ouviram os mais variados géneros musicais desde o clássico passando pelo jazz, música tradicional portuguesa, fado e rock.
Da programação deste festival fizeram parte os seguintes eventos: “Um trapézio em música de câmara”, com Orquestra Clássica do Sul em Cachopo; “Baile da pinha”, com o acordeonista Sérgio Conceição em Cachopo; “O iluminismo doméstico música de câmara”, com Orquestra do Sul em Cachopo; “Domingos e Caetano tributo a Zeca Afonso”, no Monte da Ribeira; “Musica e método música de câmara “, com Orquestra do Sul em Cachopo; “Baile dos Santos Populares” em Cachopo; “Hugo Alves Triletric”, na Fonte Férrea em Cachopo; “Fados na Aldeia”, com Joana Rato em Cachopo; “Baile Popular,” com Marcelo Rio na Feiteira; “Fados na Aldeia”, com Ana Laíns em Cachopo e Sara Badalo plus Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve, nos Relvais.
“Os objetivos principais a que o festival se propôs foram atingidos na sua plenitude promovendo através da música o território, a paisagem, o património natural e cultural da freguesia de cachopo, combatendo a exclusão social e a desertificação do interior do Algarve, promovendo uma oferta cultural diversificada e participada trazendo novos públicos a esta freguesia interior do Algarve”, explica a organização.
“Deste modo equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a económica, a social e a ambiental. Todo isto aconteceu com os parcos recursos da Associação de Festas da Freguesia de Cachopo e da Junta de freguesia de Cachopo, pois todos os apoios solicitados às ademais entidades tardam em chegar”, acrescenta.
“O FMCachopo 2024 já está na forja e irá acontecer nos mesmos moldes do FMCachopo 2023, de modo a contemplar o maior número de lugares da freguesia e os mais variados tipos de música. Muito obrigada a todos em especial ao público. Cachopo espera por vós para ouvir música boa e apreciar a beleza natural desta Freguesia do Algarve interior”, conclui.
O Festival de Música de Cachopo 2023 é organizado pela Associação de Festas da Freguesia de Cachopo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Cachopo.
Leia também: Sara Badalo e Orquestra de Jazz do Algarve animam tarde de sábado em Cachopo