O filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho, vai ser exibido nos Cinema NOS, no Tavira Gran-Plaza, no próximo sábado, pelas 11:00, no âmbito da Festa dos Anos de Álvaro de Campos.
Depois de 16 anos a viver no Brasil, Ricardo Reis chega a Lisboa, debaixo de chuvas torrenciais, no dia 29 de dezembro de 1935. Instalado no Hotel Bragança, na Rua do Alecrim, assiste ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa, marcado pelos horrores do fascismo de Mussolini, pelos ideais nazis de Hitler, pela terrível Guerra Civil espanhola e, em Portugal, pelo autoritarismo salazarista do Estado Novo.
Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa (Reis é, na realidade, uma personagem surgida da heteronímia de Pessoa), o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo.
Escrito em 1984, por José Saramago, foi adaptado ao cinema por João Botelho. O filme conta com a participação de Chico Diaz, Luís Lima Barreto, Catarina Wallenstein, Victoria Guerra, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa, Rui Morrison, Victoria Guerra, Marcello Urgeghe e Hugo Mestre Amaro.