É já no próximo dia 3 de fevereiro (sábado), pelas 18:00, que o Velho Cavalinho Taberna Medieval, em Castro Marim, inaugura o novo ciclo “Livros na Taberna (encontros com a História)”. A primeira sessão está a cargo do historiador algarvio Fernando Pessanha, através da apresentação de VRSA: cartografia de uma vila régia artilhada contra Ayamonte.

Segundo a organização, “o estudo a ser apresentado no Velho Cavalinho foi originalmente publicado no vol. XXV das Jornadas de Historia de la muy noble y leal ciudad de Ayamonte, em 2022, sendo que em novembro do ano seguinte foi lançada a respectiva separata, produzida pela Editora Guadiana, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António”.
O historiador, técnico superior de Cultura do município de VRSA e investigador da Academia de Marinha e da Associação Ibérica de História Militar, esclarece que o estudo em questão constitui “uma análise/contextualização histórico-cultural de Cartographia da Villa Real, colecção de fontes cartográficas da maior importância para a compreensão da realidade geo-estratégica da foz do Guadiana, na segunda metade do século XVIII“.

Leia também: Jornadas de História do Baixo Guadiana promoveram 50 conferências e 25 visitas guiadas em 10 anos