Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos Filipe Ferreira | DR
Algarve, Cultura

Faro recebe primeiro espetáculo da nova digressão de “Quis saber quem sou”

“Quis saber quem sou” revisita as canções da revolução, as cantigas que são armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril

19:40 6 Fevereiro, 2025 19:07 6 Fevereiro, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A digressão de 2025 do espectáculo “Quis saber quem sou – Um concerto teatral”, produção do Teatro Nacional Dona Maria II, tem início em Faro, a 14 de fevereiro, esperando os seus criadores que tenha o mesmo sucesso de 2024.

“A expectativa é que possa correr tão bem ou ainda melhor do que durante o ano de 2024”, disse Pedro Penim, que concebeu o espetáculo, à agência Lusa, acrescentando que no ano passado, o grupo teve “uma experiências maravilhosas” por todos os sítios por onde passou.

Aquele que também é ator, encenador e diretor artístico do Dona Maria II explicou que foi o sucesso da digressão de 2024 que o levou a continuar em 2025, mas agora por outras cidades do país.

O concerto teatral tem início em Faro (Teatro das Figuras), a 14 de fevereiro e, em seguida, seguem-se apresentações em Penafiel (Ponto C), a 22 de fevereiro; Guimarães (Centro Cultural Vila Flor), a 15 de março; Viseu (Teatro Viriato), a 22 de março; Teatro Municipal da Covilhã, a 29 de março; Centro de Artes de Águeda, a 05 de abril; e Teatro Municipal de Vila Real, a 12 de abril.

“É um espetáculo para todos os públicos, para grandes públicos […] e as pessoas que viveram o 25 de Abril, obviamente, terão uma leitura diferente daquelas que ainda não eram nascidas”, afirmou Pedro Penim.

Em cada teatro, as sessões para público em geral serão sempre precedidas de uma sessão destinada ao público escolar, que acontece no dia anterior ao da apresentação pública, destinando-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Segundo os organizadores, a língua gestual portuguesa está integrada no espetáculo e estão também disponíveis várias sessões com audiodescrição e uma folha de sala em braille, para pessoas com deficiência visual.

“É um espetáculo muito emocional. As pessoas, na verdade, emocionam-se muito. Para além de ser um espetáculo também divertido e bastante informativo, havendo uma relação de grande proximidade com o cancioneiro revolucionário”, afirmou Penim.

Um comunicado do Teatro Nacional D. Maria II afirma que o espetáculo está a “meio caminho entre o concerto e a peça de teatro” e “revisita as canções da revolução, as palavras de ordem, as cantigas que são armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril”.

Por outro lado, “Quis saber quem sou – Um concerto teatral” leva para o palco jovens atores/cantores e “coloca nas suas vozes e nos seus corpos de hoje, e do futuro, a memória das palavras da liberdade”.

O espetáculo foi concebido por Pedro Penim e estreado em abril de 2024, sendo a direção musical de Filipe Sambado e direção vocal de João Neves.

“Quis saber quem sou – Um concerto teatral” é interpretado e cantado ao vivo por Ana Pereira, Bárbara Branco, Eliseu Ferreira, Francisco Gil Mata, Inês Marques, Jéssica Ferreira, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação, Rafael Ferreira, Rute Rocha Ferreira e Vasco Seromenho.

Depois de ter viajado por seis localidades em 2024, o espetáculo volta, assim, à cena em 2025, para ser apresentado em sete novos concelhos, entre fevereiro e abril, através da Rede Eunice Ageas.

A encerrar esta digressão nacional, o espetáculo regressa a Lisboa, para três apresentações, no Coliseu dos Recreios, nos dias 25 e 26 de abril, por ocasião dos 51 anos da Revolução do Cravos.

“Temos tido experiências maravilhosas por todos os sítios por onde passámos e tenho a certeza que isso se vai repetir em Faro, e depois nas outras cidades, e finalmente no regresso apoteótico ao Coliseu e a Lisboa”, conclui Pedro Penim.

O Teatro Nacional D. Maria II está fechado para obras desde 2023, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para Portugal, e deverá reabrir no final do primeiro trimestre de 2026.

A digressão de “Quis saber quem sou – Um concerto teatral” decorre no contexto da Rede Eunice Ageas, lançada em 2016, apadrinhada pela atriz Eunice Muñoz, que promove a circulação nacional de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo D. Maria II, com o propósito de reforçar a oferta teatral de qualidade em geografias cada vez mais abrangentes.

Leia também: Pingo Doce lança aspirador vertical 2 em 1 sem fios de fácil manuseamento com mais de 35% de desconto

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve Economia Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Fachada loja Continente. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia, Nacional

Procura trabalho perto de casa? Continente vai criar mais de 500 empregos e abrir 14 lojas nos próximos 3 meses

16:30 7 Novembro, 2026 16:12 7 Novembro, 2026

Continente vai abrir 14 lojas em três meses e criar mais de 500 postos de trabalho, com prioridade ao recrutamento local. Faro está entre os distritos abrangidos

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Últimas Notícias

  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal