Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura

Fadista José Manuel Ferreira lança CD “Espera”, uma homenagem ao poeta Pedro Homem de Mello

O fadista, natural de Lisboa mas residente no Algarve, é vocalista e cantautor desde os 16 anos

16:04 21 Novembro, 2022 18:04 21 Novembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O fadista José Manuel Ferreira lançou no passado mês de setembro o seu mais recente CD, intitulado “Espera”, uma homenagem ao poeta Pedro Homem de Mello com a colaboração da sua neta, a pintora Mariana Homem De Mello, que inclui dois temas da sua autoria, “Rapaz da Camisola Verde” e “Havemos de ir a Viana”.

O fadista, natural de Lisboa, é vocalista e cantautor desde os 16 anos. Ao longo de mais de 20 anos, no Barreiro, liderou bandas de originais e de música tradicional portuguesa.

Participou em três Grandes Noites do Fado no Coliseu dos Recreios, e e na Grande noite do Fado em homenagem a Amália Rodrigues no coliseu dos Recreios. Atuou ainda num festival de Fado na antiga Feira Popular de Lisboa em representação do Grupo Desportivo Adicense de Alfama e em inúmeros programas de televisão. Tem quatro 4 cds editados.

No Algarve, onde reside, reforçou a sua paixão pelas tradições portuguesas, integrou um grupo de Charolas e rendeu-se aos instrumentos e harmonias tradicionais, especialmente as castanholas. Em 2019 participou no Master Class Antena 1 e no Festival MED em Loulé, com Fado e castanholas.

Foto D.R.

O artista em discurso direto

“O meu Fado. É um Factum. Tudo começou no dia 12 de Novembro de 1960 com o meu nascimento, o José Manuel Ferreira. Depois de dois dias no antigo Hospital do Barreiro para nascer, a minha mãe teve de ser encaminhada de urgência a Lisboa para a maternidade Magalhães Coutinho (Maternidade do Hospital de S. José). O meu Pai, que vou chamar de biológico, por razões naturais, o Joaquim Lourenço, era por essa altura um grande Fadista de Setúbal. A minha mãe costumava dizer-me que ele era muito bom a cantar, mas que era muito mais vaidoso do que eu.

Quando eles se separaram eu tinha três meses de idade e por razões da própria vida, esta a que chamo um Fado, a minha mãe aceitou que eu ficasse com a sua irmã, no Barreiro e foi viver para Lisboa. Do meu pai biológico, sei que voltou a Setúbal nessa altura e vi-o apenas 3 vezes em 62 anos de existência. Uma das vezes quando tinha dois anos e veio oferecer-me um triciclo, que fez quilómetros e quilómetros, até partir um pedal, e numa outra vez tinha por volta dos 11 anos, quando estava no lavradio, na rua a brincar com uns amigos e ele se chega perto de mim silenciosamente e me pergunta: Qual é o melhor jogador? Ao que eu respondi, são todos bons. Depois voltou a respirar fundo e perguntou-me: “Sabes quem eu sou?”, respondi que sim. “Sou o teu pai, como sabias?” Reconheci-o pelas fotos, respondi. Levei-o então a casa da minha mãe (tia), que foi mostrar-lhe o meu quarto porque ele dizia que eu deveria de ser do Vitória de Setúbal. Logo, percebeu que não, espantado, já que por cima da cabeceira da minha cama, vivia um poster da equipa do Benfica.

Dez anos depois, fui a Setúbal procurá-lo para o convidar para o meu casamento, o que aceitou. Já no banquete, chegou a música, o meu amigo e guitarrista de banda desde jovem, infelizmente já falecido, tocou para eu cantar e depois foi a vez dele e pediu ao Veríssimo a viola para se acompanhar. Foi a primeira vez que o ouvi cantar e, …que voz, estremeci. A minha mãe (tia) fechou-se dentro da casa de banho a chorar, pois o meu pai biológico cantou um tema da sua autoria dedicado aos pais que me criaram, a minha tia e pai Pedro. Foi tenso, muito emocional, mas é Fado. E sendo assim, como podia ser eu, um fadista de corpo e de alma, como me sinto, se não vivi, ou convivi com ele? Só podia ser um factum biológico! Nunca mais o vi, nem dele tenho notícias.

Uns anos mais tarde, o fadista António Zeferino, também de Setúbal, foi o fadista convidado para a Noite de Fado Vadio, em Olhão, e nos bastidores perguntei-lhe se ele conhecia o Fadista de Setúbal, Joaquim Lourenço, ele disse-me que sim, que foram muito amigos e que ele era um grande fadista. Então eu disse-lhe que o Joaquim Lourenço era o meu Pai… O António Zeferino deu um passo atrás e incrédulo, retorquiu: “Tu és o filho do Joaquim Lourenço?” E claro deu-me um grande abraço e as suas histórias sobre o meu pai, que eu não conheci, colocaram-me no centro dessa infância e juventude que eu não vivi.

Ora o Fado é isto mesmo pensei eu e subi ao palco, recordando os meus quatro anos quando a minha mãe (tia) me encontrou a cantar o Fado da Despedida do Frei Hermano da Câmara, em cima de uma carpete vermelha, a dedilhar uma guitarra inventada, e ainda o meu pai adoptivo Pedro, que se escondia nos meus espetáculos para eu não o ver, e porque, nervoso, chorava de emoção. É a ele que sempre dedico o Rapaz da Camisola Verde, por ser do Sporting e por ele e minha mãe (tia) me terem amado fervorosamente.

Este CD “Espera” representa essa homenagem aos meus pais que me criaram, à minha mãe, porque apesar de não me ter criado, foi sempre presente e uma mulher forte e lutadora, e ao meu pai biológico porque afinal tatuou o Fado no meu sangue e alma”.

algarvios.pt

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

08:20 5 Novembro, 2026 07:41 5 Novembro, 2026

Regra europeia impede a discriminação de contas bancárias estrangeiras em determinadas operações e permite apresentar reclamação

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve Gastronomia Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Aeroporto Humberto Delgado.
Nacional

Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões

07:40 5 Novembro, 2026 07:24 5 Novembro, 2026

No Aeroporto de Lisboa, três trabalhadores foram detidos por suspeitas de retirarem malas com cocaína dos aviões para uma rede internacional

Algarve, Nacional

Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve

06:00 5 Novembro, 2026 19:15 4 Novembro, 2026

Albufeira Sem Medo denuncia um alegado conflito de interesses após o embargo da dessalinizadora e pede a saída de Rui Cristina da empresa

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos

08:20 5 Novembro, 2026 07:41 5 Novembro, 2026

Regra europeia impede a discriminação de contas bancárias estrangeiras em determinadas operações e permite apresentar reclamação

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Almoço na Mina de Loulé. Crédito: NERA
Algarve, Gastronomia, Nacional

Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

10:00 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

Mina de Loulé prepara almoços subterrâneos com sabores algarvios e visita cultural. A primeira sessão pública está marcada para 12 de novembro

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Ciência, Europe Direct Algarve

Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras

19:25 4 Novembro, 2026 19:27 4 Novembro, 2026

Iniciativa de ciência reuniu mais de 800 pessoas e 38 entidades parceiras em Faro, com experiências, oficinas, planetário e atividades interativas

Europa, Tech

Ciberataque atinge banco nacional de sangue em França e altera temperatura de câmaras frigoríficas de -30 ºC para 110 ºC

18:40 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um ataque informático afetou três instalações do banco nacional de sangue francês, alterando os sistemas de controlo de temperatura das câmaras frigoríficas

Últimas Notícias

  • Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
    Tem uma conta bancária com IBAN estrangeiro? Empresas portuguesas estão proibidas de recusar estes pagamentos
  • Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
    Funcionários do Aeroporto de Lisboa detidos por retirarem malas com cocaína dos aviões
  • Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
    Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística
  • Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
    Movimento pede saída de Rui Cristina da Águas do Algarve
  • Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião
    Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

Opinião

  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
  • Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos
    Mobilidade acessível no Algarve, uma Utopia? | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal