A Eurocidade do Guadiana, entidade composta pelos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, está representada na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur) com o projeto “Território Museu”.
A iniciativa reúne a oferta cultural, patrimonial e natural da Eurocidade, a qual foi analisada e estruturada num plano museológico e museográfico.
Baseado em 8 percursos principais, dos quais são exemplo a Rota da Fé ou a Grande Rota da Marinha, o projeto “Território Museu” incentiva a circulação dos visitantes entre concelhos e promove a valorização do território comum.
Para dinamizar o evento, a presidente do Ayuntamiento de Ayamonte, Natalia Santos, e o vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Ricardo Cipriano, associaram-se à Fitur, através de videoconferência, cuja emissão foi transmitida a partir do “Fórum Iberoamericano de la Rábida”, em Huelva, por motivos de prevenção sanitária.

Para o vice-presidente da autarquia de VRSA, Ricardo Cipriano, “o projeto Território Museu complementa a já vasta oferta de lazer, cultura e natureza da Eurocidade, além de incentivar os cidadãos a conhecer e usufruir do rico património comum”.
De acordo com Natalia Santos, edil de Ayamonte, “trata-se de uma iniciativa inovadora que está a valorizar não só a oferta cultural, as manifestações populares e o património edificado, mas também os atrativos e serviços turísticos”.
Durante a apresentação, os técnicos de património e cultura dos três municípios explicaram que está a ser desenvolvido trabalho na sinalização e na plataforma digital que permitirá aos visitantes explorar o território como um todo de forma autónoma, organizada e interpretada.
O projeto “Território Museu” faz parte do projeto EuroGuadiana 2020, financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Interreg VA.
“O objetivo é organizar a riqueza patrimonial da Eurocidade por eixos temáticos e roteiros interpretados para que o visitante possa percorrer o território a partir de qualquer um dos três municípios e desfrutar dos seus atrativos consoante a sua área de interesse”, explica a autarquia vila-realense em comunicado.