Espaços de criação de 30 artistas voltam a abrir-se ao público na quarta edição do Open Studios Faro, entre 21 e 23 outubro, num circuito cultural por casas particulares, ateliês, galerias e espaços públicos da capital algarvia.
“O objetivo é dar a conhecer o trabalho e os espaços de criação dos artistas, habitualmente vedados ao público, através de um circuito multidisciplinar onde os visitantes podem até participar em práticas criativas”, disse à Lusa Daniela Garcia, da organização.
A edição deste ano integra um roteiro com visitas a 17 espaços privados de 30 artistas locais e atividades em jardins públicos, museus, galerias, associações e alojamentos locais, num programa multidisciplinar paralelo que inclui palestras, sessões de cinema e oficinas artísticas para toda a família.
De acordo com Daniela Garcia, a edição deste ano vai ter, pela primeira vez, “um roteiro alargado a zonas fora da cidade de Faro, com a inclusão de ateliês de dois artistas na Bordeira e em Santa Bárbara de Nexe”
“A intenção é crescer a cada edição para novos espaços e conceitos, mas tivemos a preocupação de manter um roteiro mais ou menos com uma distância que fosse fazível a pé”, referiu.
Leilão solidário a favor da Associação de Saúde Mental do Algarve
Entre as novidades está também a realização de um leilão solidário de arte no último dia, às 17:00, no Ginásio Clube de Faro, do qual parte das receitas reverte para a Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), com a participação sujeita a um registo antecipado.
“Mantemos o foco nos roteiros artísticos, mas queremos igualmente destacar o leilão de arte, onde vão ser leiloadas peças dos artistas integrantes n evento, de modo a angariar verbas, uma parte para os artistas e outra a favor da ASMAL”, referiu.
O circuito cultural deste ano inclui também visitas ao Museu Regional do Algarve, galeria da direção regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude e associações de Faro.
A quarta edição do Open Studios Faro arranca no dia 21, às 17:00, com a instalação “Portal X001”, do artista plástico Xana, no Jardim Manuel Bívar.
As visitas aos estúdios decorrem na sexta-feira, das 10:00 às 13:00, para as escolas do concelho, e no sábado e domingo para o público em geral, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.
No sábado, às 10:00, decorrerá uma visita guiada a cinco espaços selecionados e conduzida por Ana Isabel Soares, docente da Universidade do Algarve, cuja participação está sujeita a reserva.
As visitas têm entrada e participação livres, à exceção das atividades “Brincar e fazer arte com terracota” e “O Voo da Borboleta”, ambas dirigidas a crianças.
Programa: