Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto Rui Gregório | CMA
Cultura

Época medieval regressa a Paderne para quatro dias de muita animação [fotogaleria]

“O Paderne Medieval volta a ser um momento-chave na promoção de Albufeira e desta aldeia do barrocal algarvio”, afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira

14:39 30 Dezembro, 2022 14:43 30 Dezembro, 2022 | POSTAL

O Paderne Medieval arrancou esta quinta-feira e trouxe até à recentemente classificada “Aldeia de Portugal” o melhor da história do concelho. Dança, música, encenações, performances e atuações alusivas à época, bem como a possibilidade de fazer parte da vida quotidiana de uma aldeia no século XIV é tudo o que os visitantes podem esperar deste que já é um momento tradicional na programação da Passagem de Ano.

“O Paderne Medieval volta a ser um momento-chave na promoção de Albufeira e desta aldeia do barrocal algarvio”, afirmou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. O evento termina no dia 1 de janeiro de 2023.

“Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, Paderne volta a transformar-se numa Aldeia Medieval”, informou hoje o Município de Albufeira. O evento começou ontem, dia 29 de dezembro, e encheu o centro antigo, da recentemente classificada “Aldeia de Portugal”, com os hábitos e costumes característicos da Idade Média.

Ao longo de quatro dias, até dia 1 de janeiro de 2023, o Paderne Medieval estende-se pelas ruelas estreitas da freguesia, invadidas por cheiros e sabores provenientes das excelentes iguarias gastronómicas, de representações de artes e ofícios e várias atuações e performances alusivas à época.

Pela 14.ª vez, a festa volta a fazer parte da programação de Fim de Ano da Câmara Municipal de Albufeira, uma ação “que mostra a relevância deste momento para os albufeirenses, para a promoção de Albufeira e para o desenvolvimento desta aldeia do barrocal algarvio”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

“Esta é mais uma atividade preparada pelo Município, que faz com que os visitantes, independentemente da idade, possam aproveitar o melhor que Albufeira tem para oferecer”. “O Paderne Medieval já é, com toda a certeza, uma tradição do concelho, que atinge um nível de qualidade e atratividade indiscutível, integrando a programação da Passagem de Ano de Albufeira”, sublinhou, igualmente, o edil. José Carlos Rolo durante o seu discurso destacou ainda, a importância do regresso desta grande festa de Ano Novo, uma vez que “reaviva a memória dos turistas nacionais e internacionais, que reconhecem Albufeira como um destino que celebra com muita animação esta altura do ano”.

À semelhança de edições anteriores, o ambiente único que se vive nesta “viagem” no tempo será transmitido em direto, no dia 31 de dezembro, no programa da TVI “Somos Portugal”, numa emissão de seis horas, das 14h00 às 20h00, com entrevistas e reportagens sobre todo o concelho.

Este ano, Paderne conta acolher cerca de 10 mil visitantes, ao longo de toda a experiência, cujo programa contempla inúmeras atividades e recriações históricas com destaque para o Cortejo Régio pelas ruas do Burgo e a Leitura da Carta de Doação do Castelo de Paderne à Ordem de Avis, às 14h00, de dia 31 de dezembro.

Refira-se que, a entrada no Paderne Medieval tem um custo diário de 1,50 euros.

Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA
Foto Rui Gregório | CMA

Aceda à programação completa do evento em: https://www.cm-albufeira.pt/content/agenda-municipal-dezembro-2022

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Farense punido com dois jogos à porta fechada por comportamento discriminatório
    Farense punido com dois jogos à porta fechada por comportamento discriminatório
  • Portimonense anuncia mais quatro reforços num total de 11 na ‘janela’ de inverno
    Portimonense anuncia mais quatro reforços num total de 11 na ‘janela’ de inverno
  • PJ devolve à família menor desaparecida há oito meses em Leiria e detém suspeito do rapto
    PJ devolve à família menor desaparecida há oito meses em Leiria e detém suspeito do rapto
  • Há mais de 300 variedades de fruteiras registadas em Portugal
    Há mais de 300 variedades de fruteiras registadas em Portugal
  • 1.º Congresso de Medicina do CHUA junta especialistas em Albufeira para debater a “Prática Clínica: Estado da Arte”
    1.º Congresso de Medicina do CHUA junta especialistas em Albufeira para debater a “Prática Clínica: Estado da Arte”

Opinião

  • Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
    Cinto de Órion, também conhecido como “As Três Marias”, para ver no céu de fevereiro | Por Ricardo Cardoso Reis
  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve