O regresso dos Entre Aspas aconteceu em janeiro com uma nova versão do single de sucesso Criatura da Noite 2023. Seis meses depois, a banda algarvia edita Gin, um single que esteve guardado em segredo por mais de 20 anos.
Viviane explica que “esta canção foi composta no verão 2003 no Algarve inspirada num copo de Gin bem gelado e num poema do nosso amigo e escritor Fernando Cabrita. A história da canção gira obviamente à volta do Gin e conta a história de duas pessoas que estão sozinhas. Mas que acabam por se encontrar e conhecer graças ao facto de estarem a beber um Gin à noite num qualquer lugar.”
Se existe um single a ser disponibilizado, podemos pensar que também há um álbum? Viviane responde “esta canção faz parte de um álbum que estava pronto para ser editado há 20 anos. Contudo, devido à suspensão da banda na altura, acabou por não sair.
Banda está a preparar um documentário acerca da sua carreira
Mas o regresso dos Entre Aspas ao ativo não fica apenas pela edição de novos temas. Viviane conta que “este ano, para comemorar estes 30 anos, além de vários concertos já agendados, decidimos editar este tal álbum de canções originais que acabou por não sair há 20 anos e também estamos a preparar um documentário acerca da carreira dos Entre Aspas”.
Para Tó Viegas “este é um regresso apenas provisório pois todos temos os nossos projetos individuais. No entanto, a nossa amizade e bom relacionamento fez com que desejássemos muito comemorar os 30 anos de carreira da saída do nosso primeiro álbum e voltar a tocar e partilhar as nossas músicas ao vivo com o nosso público”.
O terceiro elemento dos Entre Aspas, Nuno Filhó, afirma que “as reações a esta versão foram todas elas positivas. As pessoas ficaram muito surpreendidas com o regresso desta nova Criatura da Noite que era conhecida como a canção que salvava as pistas de dança nos anos 90 pois tem implicitamente uma batida contagiante e uma boa vibração que ainda hoje faz com que continue a ser um dos maiores êxitos da música portuguesa”.