Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Ensino, Nacional

Vão impulsionar reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos nas escolas

Electrão e EGF unem esforços para fortalecer sensibilização ambiental e aumentar recolhas nas escolas através do Programa Ecovalor

08:03 26 Setembro, 2023 08:03 26 Setembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A campanha “Escola Electrão”, focada na recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados, vai associar-se ao concurso “Recicla e Ganha”[1], uma iniciativa do Programa Ecovalor da EGF, direcionada para a recolha de embalagens nos estabelecimentos de ensino. Electrão e EGF unem assim esforços para reforçar as ações de sensibilização junto da comunidade e impulsionar a reciclagem nas escolas.

Esta procura de sinergias foi anunciada esta segunda-feira, Dia Nacional da Sustentabilidade, data em que a Organização das Nações Unidas deu a conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a atingir em 2030. Os ODS incluem metas como a produção e consumo sustentáveis (ODS 12), proteção da vida terrestre (ODS 15) e todas as parcerias para a implementação destes objetivos (ODS 17).

“Com esta procura de sinergias entre as duas campanhas queremos intensificar a sensibilização ambiental e garantir melhores resultados de recolhas de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Só reaproveitando os recursos que já existem podemos tornar a nossa Economia cada vez mais Circular, menos dependente da extração de novos materiais e mais sustentável”, sublinha o Diretor-Geral do Electrão, Ricardo Furtado.

Para Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da EGF, “esta parceria é uma mais-valia para todas as partes, que desta forma oferece a mais escolas uma solução cómoda e eficaz de encaminhamento de resíduos, permitindo a sua transformação em recursos”.

A campanha “Escola Electrão”, que entra na 13ª edição neste ano letivo de 2023/2024, envolvendo mais de 400 escolas, é um projeto do Electrão que tem por objetivo sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e toda comunidade, em geral, no esforço da reciclagem, com a recolha de pilhas e equipamentos elétricos usados ao longo do ano letivo.  Como contrapartida pelo seu envolvimento as escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos elétricos com base num sistema de pontos atribuídos em função da quantidade de resíduos recolhidos.

O concurso de reciclagem “Recicla e ganha”, que integra o programa Ecovalor da EGF, envolve mais de 1000 escolas nos 174 municípios servidos pelas empresas do grupo EGF. Tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das embalagens usadas. As escolas também recebem prémios monetários como forma de reconhecimento do bom desempenho na quantidade de embalagens separadas para reciclar.

Na última edição da “Escola Electrão” foram recolhidas mais de 300 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos nos vários estabelecimentos de ensino aderentes à campanha. No último ano, no universo das 11 concessionárias EGF, o concurso “Recicla e Ganha” reuniu 3.520 toneladas de materiais para reciclagem: 1.876 toneladas de papel/cartão, 526 toneladas de vidro e 1.118 toneladas de plástico/metal/pacotes de bebida.

Sobre o Electrão:
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 9000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão.

Sobre a EGF:
A EGF é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Integrada no Grupo MOTA-ENGIL/URBASER, é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente.
A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos é feita através de 11 empresas concessionárias (Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valorlis, Valorminho, Valnor, Valorsul), constituídas em parceria com os municípios servidos, que processam anualmente cerca de 3,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU), servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

Mais informação em https://www.egf.pt


[1] Anteriormente designado por “Separa e Ganha”

Leia também: Veja os melhores sites para vender artigos usados e ganhe algum dinheiro extra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Algarve Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Tavira. Crédito: Magnific
Algarve Vida & Lazer

Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

16:30 4 Junho, 2026 14:20 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A imprensa britânica destacou Tavira como uma alternativa mais tranquila aos destinos algarvios mais movimentados

Cultura Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Algarve, Desporto

Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história

06:30 5 Junho, 2026 06:32 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Daniel Popa marcou o único golo da final, decidiu o triunfo do Olhanense e foi eleito o melhor jogador em campo

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Tavira. Crédito: Magnific
Algarve, Vida & Lazer

Nem Albufeira nem Lagos: britânicos garantem que a “Veneza de Portugal” fica no Algarve e que os locais querem “guardar segredo”

16:30 4 Junho, 2026 14:20 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A imprensa britânica destacou Tavira como uma alternativa mais tranquila aos destinos algarvios mais movimentados

Cultura, Europe Direct Algarve

Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago

08:00 4 Junho, 2026 18:18 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado Local de Castro Marim recebe iniciativa cultural integrada nas comemorações dos 40 anos da adesão à União Europeia

Opinião

Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara

07:30 4 Junho, 2026 18:49 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Num país envelhecido, continuar a ignorar a voz dos mais velhos é também uma forma silenciosa de exclusão"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Trânsito condicionado e sinalização de obras. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas

20:30 4 Junho, 2026 07:29 4 Junho, 2026 | João Luís

O trânsito pode ser condicionado apenas para certos veículos em situações específicas. Quem desrespeitar a proibição arrisca multa

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha

16:12 3 Junho, 2026 16:13 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 alunos do 8.º ano participaram em atividades sobre biodiversidade, sustentabilidade e proteção dos oceanos

Últimas Notícias

  • Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
    Olhanense conquista primeira Taça do Algarve Futebol da sua história
  • Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
    Pode haver trânsito proibido apenas para alguns veículos? O Código da Estrada não dá margem para dúvidas
  • ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
    ASAE apreende mais de 14.000 peças automóveis contrafeitas: valiam mais de 600.000€
  • Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
    Nesta vila algarvia há um hotel a 40 metros da praia onde todos os quartos têm vista-mar e uma noite pode custar menos de 60€
  • Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
    Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos
  • Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias
    Portugueses rumam ao Algarve mas sem ‘sorte’: vento de norte e água fria afastam os banhistas das praias

Opinião

  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
  • Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
    Fotografia e literatura unem-se em Castro Marim para revisitar o Algarve de Saramago
  • Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
    Comissão Europeia sugere aumento do IMI a Portugal e este é o motivo
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal