Inspirada pelo projeto da Universidade de Coimbra “As plantas na obra poética de Camões”, com aguarelas de Ursula Beau, a Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia (ESJAC), em Tavira, organizou uma exposição intitulada “O motivo «rosas» em Camões”, para celebrar o V centenário de Luís de Camões. Com início no dia 5 de maio, a exposição está aberta ao público e decorrerá até ao dia 11 deste mês, tendo lugar na biblioteca da escola.
No âmbito das comemorações do centenário de Camões, a exposição “O motivo «rosas» em Camões” funde a Literatura e a Arte. Desafiou-se os alunos do 12.º ano do curso de Artes Visuais a interpretarem visualmente, através da pintura, diversos excertos da obra de Camões que remetessem à flor rosa.
Com a orientação da professora Anunciação Fialho e a coordenação da Biblioteca ESJAC, os alunos interpretaram, recorrendo à sua imaginação, diversos sonetos e traduziram-nos em telas, fundindo assim duas artes – a literatura e a pintura – de uma forma bastante original e interessante.
A exposição pode ser visitada presencialmente na biblioteca da escola ou através do site da mesma, onde está disponível uma galeria virtual que pode ser consultada por todos os interessados.
Iniciativas como esta valorizam a criatividade e refletem o compromisso da ESJAC na promoção da arte e da literatura portuguesa, celebrando assim um dos maiores poetas do nosso país e incentivando os alunos a interessarem-se mais por esta temática e a expressarem-se artisticamente.
MS / HD

Leia também: Exposição dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia para ver na Casa das Artes em Tavira

















