Para o próximo ano letivo, a Universidade do Algarve disponibiliza 45 cursos de licenciatura e um mestrado integrado, reforçando a sua oferta formativa com uma nova licenciatura em Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas (LESTI). A principal novidade para 2022/23 prende-se com a atribuição de 105 bolsas de incentivo, distribuídas por 27 licenciaturas, para os novos alunos que ingressem através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Estas bolsas de incentivo, atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), traduzem-se num apoio financeiro anual no valor da propina, e são renovadas automaticamente ao longo dos três anos, desde que o aluno obtenha aproveitamento.
No próximo ano letivo, a UAlg disponibiliza 1535 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Nova licenciatura prepara engenheiros para desenvolver atividade em múltiplos setores
A nova licenciatura em Engenharia de Sistemas e Tecnologias Informáticas visa formar profissionais com uma sólida formação técnica de base nas áreas dos sistemas inteligentes, tecnologias da informação, sistemas de informação, tecnologias da informação e da comunicação, desenvolvimento de aplicações informáticas, bases de dados, algoritmos e estruturas de dados, sistemas operativos, sistemas computacionais e seu funcionamento, integração e seleção dos equipamentos de suporte às tecnologias e sistemas de informação e sistemas inteligentes. Um dos focos deste curso é integrar os alunos em ambiente empresarial desde o seu segundo semestre, seguindo as tendências nacionais e internacionais mais recentes. Também foi pensado para receber estudantes dos cursos técnico profissionais, existindo planos de equivalências para os portadores de uma formação CTeSP.
A LESTI tem como objetivo preparar engenheiros para desenvolver a sua atividade em múltiplos setores económicos. Sendo a informática o suporte essencial à sociedade moderna, as competências do engenheiro informático são essenciais em todas as empresas e organizações ligadas ao desenvolvimento de serviços, sistemas e produtos, em particular, às que operam na área das tecnologias da informação. Alguns destes exemplos passam por desenvolver e projetar software; programar aplicações informáticas; administrar sistemas informáticos; instalar, configurar e manter redes informáticas; prestar serviços de consultoria e auditoria de sistemas informáticos. Estes engenheiros poderão ainda desenvolver a sua atividade na área de serviços e produtos em sistemas inteligentes, gestão empresarial, energia, telecomunicações, conteúdos, entretenimento, engenharia em geral, etc.
A LESTI conta com importantes parcerias externas, como a Deloitte, através do programa BrightStart, a ATOS, a Algarve Evolution e UALG TEC CAMPUS – Aceleradora de Empresas da Universidade do Algarve.
Bolsa de excelência para os melhores alunos
Todos os alunos que ingressem na Universidade do Algarve (UAlg) em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, irão ter bolsa de excelência.
Atribuídas aos melhores alunos de cada curso de licenciatura e mestrado integrado, que se matriculam no 1.º ano, pela primeira vez, as bolsas pagam integralmente o valor da propina no ano letivo 2022/2023.
O valor da propina mantém-se nos 697 euros, que podem ser liquidados em dez prestações mensais.
O prazo normal para a apresentação da candidatura à primeira fase decorre de 25 de julho a 8 de agosto.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Exatas e Naturais; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Os alunos que pretendam ingressar na Universidade do Algarve podem consultar os cursos disponíveis, as condições de acesso e outras informações úteis aqui.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.