O Dia Europeu das Línguas, 26 de setembro, é assinalado na Universidade do Algarve com uma reunião dos parceiros do projeto europeu Adding Plurilingual Approaches to language Teacher Competences in Higher Education (APATCHE) que, além da UAlg, conta com a participação das universidades de Antuérpia, Varsóvia, Católica de Milão e Vytautas Magnus de Kaunas (coordenador).
Manuel Célio Conceição, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) e responsável deste projeto na UAlg, sublinha “a importância da investigação e do ensino em línguas e em ciências da linguagem para a qualidade da formação, da investigação e da transferência que competem ao ensino superior, na necessária estratégia de internacionalização e na imperiosa contribuição para o desenvolvimento local e regional”.
Para o docente e investigador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), “não há ciência sem comunicação e para tal é necessário promover as competências plurilingues de todos (incluindo as dos docentes)”.
Manuel Célio Conceição é coadjuvado no projeto APATCHE pelos docentes e investigadores do CIAC Pedro Sousa, Neuza Costa e Fátima Noronha.
Neste Dia Europeu das Línguas é de salientar que a UAlg que tem atividade relevante nesta área no Conselho Europeu das Línguas (CEL/ELC), na Rede Panlatina de Terminologia (REALITER), na Rede de Lexicologia, Terminologia e Tradução, associada à Agência Universitária da Francofonia, e que a entrada da Universidade do Algarve na Aliança Europeia das Universidades dos Mares (SEA_EU) também releva dimensões multilingues e multiculturais potenciadoras da sua afirmação local e internacional.
Para assinalar este dia, o CIAC também estará presente na Feira das Línguas que o gabinete Europe Direct Algarve organiza em Almancil, em colaboração com a representação da Comissão Europeia em Portugal, a Câmara Municipal de Loulé e várias outras instituições.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.