Com o objetivo de complementar ou reforçar a formação da disciplina de Matemática no Ensino Secundário, a Universidade do Algarve vai oferecer, a título gratuito, com inscrições a partir de 6 de agosto, minicursos para ajudar a preparar o ingresso no Ensino Superior. Podem inscrever-se todos os alunos, de qualquer ponto do país, que tenham efetuado a sua candidatura ao Ensino Superior.
“Estes minicursos abordarão várias temáticas ligadas à Matemática, como estudo de funções, estatística, probabilidades, resolução de equações e inequações, entre outras”, explica a UAlg..
Os cursos serão lecionados por professores da Universidade do Algarve, em regime presencial (com um número limitado de vagas) e/ou a distância, dependendo da situação sanitária do País, do número de alunos e da sua localização geográfica.
Existirá ainda a possibilidade, também a título gratuito, de serem complementados com treino ao nível de métodos de estudo.
Trata-se de uma iniciativa do “Clube da Matemática” da Universidade do Algarve, que também acompanha os alunos ao longo do seu percurso académico.
Estes minicursos têm início previsto para 13 de setembro, sendo dada prioridade aos alunos que coloquem um curso da UAlg como primeira opção de candidatura.
Esta iniciativa decorre da adesão e sucesso verificados na 1ª edição realizada no ano letivo anterior, onde foram selecionados 50 alunos candidatos a mais de 20 cursos diferentes.
As inscrições podem ser realizadas, a partir de 6 de agosto, aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.