Para assinalar os “40 anos das primeiras aulas da Universidade do Algarve – 1983-2023” vai realizar-se uma cerimónia comemorativa no próximo sábado, no Instituto D. Francisco Gomes “Casa dos Rapazes”, pelas 15:00, e no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, às 16h30, edifício 8, Campus de Gambelas.
A cerimónia tem início no Instituto D. Francisco Gomes “Casa dos Rapazes” com o descerramento de uma placa comemorativa para assinalar o local onde foram lecionadas as primeiras aulas dos três primeiros cursos da UAlg: Biologia Marinha e Pescas, Gestão de Empresas e Hortofruticultura.
Seguidamente, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, decorrerão várias intervenções alusivas às comemorações.
Além da abertura pelos diretores das respetivas Unidades Orgânicas dos cursos pioneiros, Efigénio Rebelo (Faculdade de Economia) e Carlos Guerrero (Faculdade de Ciências e Tecnologia), a sessão contempla ainda os seguintes discursos: Amadeu Cardoso (antigo funcionário da UAlg); Alexandra Teodósio (primeira aluna de Biologia Marinha e Pescas); Sadat Muzavor (antigo docente de Biologia Marinha e Pescas).
Contempla também os discursos de José Alberto Pereira (primeiro aluno de Gestão de Empresas); Francisco Mendonça Pinto (antigo docente de Gestão de Empresas); Benjamin Silva (primeiro aluno de Hortofruticultura) e Manuela David, (antiga docente de Hortofruticultura). Paulo Águas, reitor da UAlg, encerra a cerimónia.
A atividade letiva da UAlg teve início na Casa dos Rapazes, em 1983. O numerus clausus para cada curso foi fixado em 30 alunos.
O curso de Biologia Marinha e Pescas foi lecionado pela primeira vez numa universidade portuguesa.
Os três cursos ficaram com as vagas preenchidas, sendo que o de Gestão de Empresas acabou por aceitar 33 alunos devido ao acesso de estudantes titulares de habilitações especiais.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.
Leia também: Universidade do Algarve sobe em ranking internacional de universidades