O professor Pedro Ramalhete do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão realizou em Florença, na Itália, o Curso “Artes para a inclusão de Migrantes, Refugiados, e Populações desfavorecidas”.
Este curso decorreu no âmbito de um programa de mobilidade Erasmus+. Na formação, com professores provenientes da Irlanda, Alemanha, Espanha, Holanda, Grécia e Portugal, aprenderam a utilizar a arte como uma ferramenta para a integração nas turmas de alunos migrantes, refugiados e desfavorecidos nas turmas, e promover o diálogo e a compreensão transcultural.
O curso decorreu entre 27 de junho e 2 de julho e foram analisados os efeitos e traumas do realojamento, e discutidos os benefícios da criação de arte para a integração das minorias e a reconstrução de comunidades saudáveis em tempos de crise.
Também foram realizadas pinturas, esculturas, colagens e outras formas de arte colaborativas, instalações artísticas, performances (por exemplo, usando objetos encontrados para contar uma história e criar formas não verbais de comunicação).
Através da expressão artística, os professores aprenderam a transcender as barreiras linguísticas e culturais e trabalhar para o melhor entendimento de diversas comunidades.