Os Professores Inovadores de Matemática, Português e Inglês e os Alunos Aprender+, na categorias Meia-Maratona da Matemática, Classificação, Autor e Influenciador, vão receber os prémios nacionais, na próxima quinta-feira, pelas 17:00, no Convento de São Francisco, em Santarém.
A iniciativa, que decorre no âmbito da VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE, dedicada ao tema “Transformação das Escolas”, e da 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, visa reconhecer professores, alunos e respetivos agrupamentos de escolas que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+.
A conferência conta com a participação de David Justino, antigo ministro da Educação, e José Pacheco, fundador da Escola da Ponte. Participam ainda na sessão de abertura, que se realiza pelas 9h00, Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+, Inês Barroso, deputada à Assembleia da República, e Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém.
Com cerca de 400 inscritos, esta é a única conferência de Educação em Portugal que conta com a participação de professores, alunos e pais.
A iniciativa, organizada pela Universidade do Algarve, conta com o apoio do Município de Santarém, do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, do Instituto Politécnico de Santarém, da Direcção-Geral de Educação, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa (API), da InCode Portugal 2030, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira (APPELE), do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027), e-twinning, Texas Instruments e Garvetur.
O Prémio da Meia-Maratona da Matemática MILAGE APRENDER+ reconhece os alunos enquanto grupo-turma através da participação de todos na resolução de tarefas MILAGE. A atribuição deste prémio tem como finalidade motivar os alunos e promover a mentoria entre pares para a aprendizagem da Matemática, de forma a todos alcançarem o sucesso escolar.
O Prémio MILAGE APRENDER+ Espanhol, Inglês, Matemática ou Português reconhece o mérito dos alunos e das respetivas escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário, que se encontrem no top 10 das pontuações através da resolução de tarefas de Espanhol, Inglês, Matemática e Português, durante o ano letivo 2021/2022.
O Prémio Aluno Autor MILAGE APRENDER+ Cidadania Digital, Matemática ou Português reconhece o mérito dos alunos, professores e respetivos agrupamentos/escolas, que durante o ano letivo 2021/2022, criaram recursos educativos originais, em trabalho de projeto, desenvolvendo competências transversais e disponibilizando-os à comunidade MILAGE.
O Prémio Aluno Influenciador visa reconhecer o mérito dos alunos na promoção de práticas pedagógicas inovadoras.
O Prémio Professor Inovador Autor MILAGE APRENDER+ Matemática, Português e Inglês distingue o mérito dos professores autores de cada uma das áreas científicas que, durante o ano letivo 2021/2022, elaboraram os recursos mais originais com atividades de Matemática, Português ou Inglês para serem disponibilizadas na App MILAGE APRENDER+.
Estes prémios envolvem cerca de 100 alunos e professores.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.