O Colégio Bernardette Romeira está a desenvolver junto dos seus alunos do 1º Ciclo o “Projeto Profissões”: um conjunto de iniciativas que pretende mostrar aos mais novos as diferentes profissões que existem, e a forma como contribuem para uma comunidade mais feliz e coesa.
No âmbito deste projeto, o colégio trouxe os arquitetos Urduja Morelli e Luís Pinho para apresentações sobre o seu trabalho no ramo da arquitetura, tendo estes mostrado os seus projetos, explicarado a sua profissão e respondido às questões dos alunos.
Os alunos do 2º ano fizeram ainda uma visita de estudo pela cidade, na qual visitaram vários postos de trabalho e tiveram contacto com os trabalhadores desses mesmos sítios.
A turma passou pela CP, pelo Tribunal, pelos CTT e pelo salão de cabeleireiros da D. Fátima.
No Tribunal, “a juíza Cátia Monteiro acolheu a turma e desenvolveu com os alunos uma simulação de uma audiência, com um arguido, um advogado, testemunhas e um provedor. A turma fez ainda uma visita guiada às instalações”, explica o Colégio Bernardette Romeira em comunicado.
Nos CTT, os alunos foram acolhidos por Sérgio Cavaco e por Florbela. Além de lhes explicarem as diversas funções dentro de um posto dos correios, presentearam-nos ainda com um selo comemorativo dos 500 anos dos CTT.
Os alunos visitaram ainda a CP e exploraram as diversas funções ligadas aos transportes locomotivos, e pararam no salão de cabeleireiros da D. Fátima, onde esta lhes explicou tudo o que faz um cabeleireiro.
Num balanço intermédio da iniciativa, os professores sublinham resultados distintamente positivos: “os alunos mostram-se interessados, curiosos, e encontram-se cada vez mais informados sobre a forma como as diferentes áreas laborais compõem o tecido social”.
O “Projeto Profissões” estará em vigor durante este presente ano letivo.