Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Ensino

Novos estudantes da UAlg percorrem oito quilómetros em atividade de integração saudável

Participantes puderam realizar uma profunda reflexão sobre o cavalo-marinho, espécie ameaçada, o seu habitat e a sua enorme sensibilidade aos impactos climáticos e antropogénicos na Ria Formosa

17:17 26 Setembro, 2022 17:19 26 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Conhecer a Ria Formosa, desfrutar de obras de arte, compreender a ciência envolvida no estudo do cavalo-marinho na UAlg e preservar o ambiente envolvente, com recolha de lixo no trilho, levou cerca de 30 novos estudantes, de várias nacionalidades, a percorrer oito quilómetros (entre esculturas de Bordalo II), no dia 24 de setembro, com início às 15:00 no Campus de Gambelas e término na Praia de Faro.

A vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável, Alexandra Teodósio, sublinha a importância deste tipo de atividades, que promovem uma integração saudável e sustentável dos estudantes na Academia: “trata-se de criar alternativas na UAlg a uma inclusão mais solidária e democrática dos recém-chegados à região, ou apenas recém-chegados à nossa Universidade. Desta forma, beneficiam da possibilidade de conhecer melhor os campi, fazer amizade com colegas de cursos distintos e em ambiente multilinguístico, tudo em prol da sustentabilidade ambiental e social no futuro”. 

Esta iniciativa, inserida num conjunto alargado de atividades promovidas pela UAlg para acolher e integrar os novos estudantes, contou ainda com a participação de alguns docentes, investigadores e funcionários da UAlg. 

A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve também se fez representar por Ana Margarida Leal Magalhães. Ao longo de cinco painéis, entre o Campus de Gambelas-Ludo-Praia de Faro (assinados por QR Code), os participantes puderam realizar uma profunda reflexão sobre esta espécie ameaçada, o seu habitat e a sua enorme sensibilidade aos impactos climáticos e antropogénicos na Ria Formosa

Esta ação também contribuiu para a limpeza do trilho, onde foram recolhidos itens, sobretudo de plástico, o mesmo material usado por Bordalo II nos apontamentos que fez nas obras do Cavalo Marinho, quer em Gambelas, quer no parque de campismo da Praia de Faro, ou seja, plástico e artes de pesca ilegal que haviam sido abandonados. 

O itinerário pela preservação do cavalo-marinho pretende ser um lugar de encontro de estudantes, cientistas, residentes, e turistas, através do qual, durante a realização de exercício físico e atividades saudáveis ao ar livre, é possível a observação do belo e sustentável das obras do Bordalo II “Big trash Animal colection”, ao alcance de todos (Nova Bauhaus Europeia-belo, sustentável para todos).

Através do itinerário é também possível ter a perceção do ciclo de vida desta espécie dependente da Ria e das suas pradarias marinhas, bem como das ameaças presentes. Este percurso elucida ainda sobre de que forma podemos TODOS contribuir para usufruir de um planeta mais saudável. 

Integrado no UAlg Hippocampus encontram-se, com especial relevância, os projetos Hipposave e Alimar, cujos principais objetivos passam pelo conhecimento, proteção e conservação da espécie, bem como a consciencialização do público em geral e escolar para a problemática e impacto do Plástico no Oceano, e necessidade da sua redução através de ações coletivas e individuais de responsabilização.

Esta ação visa também assinalar o início do projeto Sustainable Horizons, coordenado pela UAlg e financiado pela Comissão Europeia, que visa, entre outros aspetos, aproximar os cidadãos dos investigadores e da Academia, sendo uma forma de promover atividades de ciência-cidadã na área da sustentabilidade. Estas atividades juntam a arte, o lixo, a ciência e atividades físicas saudáveis que podem ser realizadas no futuro, por todos, de forma autoguiada, iniciando-se nos campi da UAlg e terminando nas áreas envolventes da cidade ou áreas naturais.

Sobre a Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.

Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.

Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Novos estudantes da UAlg encheram o Pavilhão Municipal da Penha na sessão de boas-vindas

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento

20:00 6 Setembro, 2026 19:21 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes e perturbações no abastecimento de água estão previstos em várias localidades portuguesas durante a semana que começa esta segunda-feira

Vida & Lazer

Viu alguém colocar papel de alumínio na gaveta dos talheres? Saiba o que significa e como pode ser útil

09:10 3 Setembro, 2026 15:44 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um truque doméstico que está a circular consiste em forrar uma das gavetas mais utilizadas da cozinha com papel de alumínio

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento