Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Ensino

Novos estudantes da UAlg percorrem oito quilómetros em atividade de integração saudável

Participantes puderam realizar uma profunda reflexão sobre o cavalo-marinho, espécie ameaçada, o seu habitat e a sua enorme sensibilidade aos impactos climáticos e antropogénicos na Ria Formosa

17:17 26 Setembro, 2022 17:19 26 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Conhecer a Ria Formosa, desfrutar de obras de arte, compreender a ciência envolvida no estudo do cavalo-marinho na UAlg e preservar o ambiente envolvente, com recolha de lixo no trilho, levou cerca de 30 novos estudantes, de várias nacionalidades, a percorrer oito quilómetros (entre esculturas de Bordalo II), no dia 24 de setembro, com início às 15:00 no Campus de Gambelas e término na Praia de Faro.

A vice-reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável, Alexandra Teodósio, sublinha a importância deste tipo de atividades, que promovem uma integração saudável e sustentável dos estudantes na Academia: “trata-se de criar alternativas na UAlg a uma inclusão mais solidária e democrática dos recém-chegados à região, ou apenas recém-chegados à nossa Universidade. Desta forma, beneficiam da possibilidade de conhecer melhor os campi, fazer amizade com colegas de cursos distintos e em ambiente multilinguístico, tudo em prol da sustentabilidade ambiental e social no futuro”. 

Esta iniciativa, inserida num conjunto alargado de atividades promovidas pela UAlg para acolher e integrar os novos estudantes, contou ainda com a participação de alguns docentes, investigadores e funcionários da UAlg. 

A Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve também se fez representar por Ana Margarida Leal Magalhães. Ao longo de cinco painéis, entre o Campus de Gambelas-Ludo-Praia de Faro (assinados por QR Code), os participantes puderam realizar uma profunda reflexão sobre esta espécie ameaçada, o seu habitat e a sua enorme sensibilidade aos impactos climáticos e antropogénicos na Ria Formosa

Esta ação também contribuiu para a limpeza do trilho, onde foram recolhidos itens, sobretudo de plástico, o mesmo material usado por Bordalo II nos apontamentos que fez nas obras do Cavalo Marinho, quer em Gambelas, quer no parque de campismo da Praia de Faro, ou seja, plástico e artes de pesca ilegal que haviam sido abandonados. 

O itinerário pela preservação do cavalo-marinho pretende ser um lugar de encontro de estudantes, cientistas, residentes, e turistas, através do qual, durante a realização de exercício físico e atividades saudáveis ao ar livre, é possível a observação do belo e sustentável das obras do Bordalo II “Big trash Animal colection”, ao alcance de todos (Nova Bauhaus Europeia-belo, sustentável para todos).

Através do itinerário é também possível ter a perceção do ciclo de vida desta espécie dependente da Ria e das suas pradarias marinhas, bem como das ameaças presentes. Este percurso elucida ainda sobre de que forma podemos TODOS contribuir para usufruir de um planeta mais saudável. 

Integrado no UAlg Hippocampus encontram-se, com especial relevância, os projetos Hipposave e Alimar, cujos principais objetivos passam pelo conhecimento, proteção e conservação da espécie, bem como a consciencialização do público em geral e escolar para a problemática e impacto do Plástico no Oceano, e necessidade da sua redução através de ações coletivas e individuais de responsabilização.

Esta ação visa também assinalar o início do projeto Sustainable Horizons, coordenado pela UAlg e financiado pela Comissão Europeia, que visa, entre outros aspetos, aproximar os cidadãos dos investigadores e da Academia, sendo uma forma de promover atividades de ciência-cidadã na área da sustentabilidade. Estas atividades juntam a arte, o lixo, a ciência e atividades físicas saudáveis que podem ser realizadas no futuro, por todos, de forma autoguiada, iniciando-se nos campi da UAlg e terminando nas áreas envolventes da cidade ou áreas naturais.

Sobre a Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.

Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.

Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.

A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.

A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.

Novos estudantes da UAlg encheram o Pavilhão Municipal da Penha na sessão de boas-vindas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Política

Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação

15:20 17 Agosto, 2026 15:10 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O autarca rejeita privilégios no acesso à habitação e contesta a acusação de discriminação e incitamento ao ódio apresentada pelo Ministério Público

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformado feliz no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Vêm aí transportes públicos grátis para pensionistas nestas condições: veja quem tem direito

07:50 15 Agosto, 2026 12:57 14 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Novas regras vão permitir que alguns pensionistas utilizem gratuitamente os transportes públicos em todo o país

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Algarve, Cultura

Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas

15:46 17 Agosto, 2026 15:48 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, moradores e visitantes poderão decalcar as pedras das muralhas e contribuir para uma futura instalação artística em Faro

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Política

Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação

15:20 17 Agosto, 2026 15:10 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O autarca rejeita privilégios no acesso à habitação e contesta a acusação de discriminação e incitamento ao ódio apresentada pelo Ministério Público

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformado feliz no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Vêm aí transportes públicos grátis para pensionistas nestas condições: veja quem tem direito

07:50 15 Agosto, 2026 12:57 14 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Novas regras vão permitir que alguns pensionistas utilizem gratuitamente os transportes públicos em todo o país

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
    Faro recebe criação coletiva dedicada à memória e identidade das muralhas
  • Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
    Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
  • Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
    Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
  • Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
    Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
  • Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto
    Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento