Mais de 1.300 novos estudantes, nacionais e internacionais, que ingressaram na Universidade do Algarve em Cursos Técnicos Superiores Especializados (CTeSP) e em Licenciaturas participaram na sessão de boas-vindas que decorreu, esta segunda-feira, pelas 09:00, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.
Neste ano letivo, em todos os níveis de ensino (CTeSP, licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento) é esperado o ingresso de mais de 3500 estudantes.
O reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, felicitou os novos estudantes por terem feito “a escolha certa”. Em relação ao novo ano letivo que agora se inicia, o reitor lembrou que “tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil estudantes a frequentar a UAlg”.
Já no que se refere aos novos estudantes que ingressaram através do Concurso Nacional de Acesso, Paulo Águas mencionou que “uma boa parte não é oriunda do distrito Faro”.
O reitor também aproveitou esta sessão para cumprimentar os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte oriundos da América do Sul, como é o caso do Brasil e Equador, garantindo que “tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível”.
Segundo Paulo Águas, atualmente em Portugal mais de cinquenta por cento dos jovens, com 20 anos, encontra-se a frequentar o Ensino Superior. Em 2030, o País ambiciona ter sessenta por cento desta faixa etária. “Estamos finalmente acima da média comunitária, mas globalmente ainda muito atrasados e temos de recuperar”.
O reitor acrescentou que “se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o Ensino Superior em Portugal, ou seja, estávamos acima da média comunitária, se considerarmos toda a população ativa, de todas as fixas etárias, ainda estamos muito atrás da média comunitária”. Por isso, “temos de continuar a apostar na qualificação e a resposta que vocês e as vossas famílias deram é precisamente nesse sentido”. A terminar, deixou o repto: “Aproveitem, disfrutem, vivam com intensidade, aprendam muito e sejam curiosos!”
Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), iniciou o seu discurso destacando e saudando os principais intervenientes desta cerimónia: “os colegas e amigos estudantes”.
O presidente da AAUAlg enumerou as várias vertentes em que a Associações trabalha, assim como os vários núcleos que a compõem.
Em nome da AAUAlg apresentou total disponibilidade para ajudar os novos estudantes, referindo: “a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber”. No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, “perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar.”
Rogério Bacalhau recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o reitor referiu que “a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional”. Segundo o presidente, “esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a Universidade tem hoje mais estudantes e diplomados”.
Rogério Bacalhau referiu-se ainda aos prémios e à presença nos rankings internacionais que também revelam o prestígio da Academia e destacou o clima de proximidade entre todas as instituições regionais, entre as quais a Câmara Municipal de Faro, bem como os projetos desenvolvidos em parceria, que também têm contribuído para o sucesso da UAlg.
O presidente do Município acredita que “juntos, trabalhando em cooperação, somos mais fortes, podemos com facilidade originar valor, diversificar a nossa base económica, apostar na preparação de melhores profissionais e na criação de emprego qualificado”.
Depois desta sessão conjunta de boa- vindas, os novos estudantes serão também acolhidos nas respetivas Unidade Orgânicas, onde receberão informações mais pormenorizadas sobre o funcionamento das mesmas.
Para melhor acolher e integrar os novos estudantes, proporcionando-lhe experiências únicas e enriquecedoras, até 26 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas.
Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória aqui.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.