O município de Vila Real de Santo António associou-se, esta sexta-feira, à abertura do ano letivo no Agrupamento de Escolas D. José I, através da realização de uma visita à sua escola-sede, em VRSA, informou hoje a autarquia.
O executivo camarário esteve representado pelo vice-presidente, Ricardo Cipriano, que visitou as obras de requalificação daquela escola, acompanhado pelo diretor do agrupamento, Eduardo Cunha.
“Neste momento, já se encontra totalmente concluída a empreitada de substituição da cobertura da Escola EB 2,3 D. José I, intervenção que representou um investimento municipal na ordem dos 116 mil euros (mais IVA) e visou a remoção de todos os componentes de amianto presentes na estrutura e a aplicação de novos materiais”, lê-se no comunicado.
Segundo a autarquia, “estão assim reunidas todas as condições para repor o normal funcionamento daquela escola, colocando também um ponto final aos constrangimentos gerados pelos sucessivos atrasos e incumprimentos registados na obra, situação que levou o município a rescindir o contrato com o empreiteiro inicial e efetuar nova adjudicação”.
Neste momento, todos os danos causados pelos incumprimentos do empreiteiro, nomeadamente infiltrações e outros prejuízos nos interiores, foram já reparados pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que efetuou obras profundas no edifício, dotando a escola de condições de excelência para o arranque do novo ano letivo e para o desenvolvimento de boas práticas de ensino, salienta ainda o comunicado.