Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fernando Alexandre, ministro da Educação | Lusa
Ensino, Nacional

Ministro fala em ‘boa notícia’: colocação de professores passa a ser duas vezes mais rápida

Fernando Alexandre explicou que, a partir desta semana, será feita a colocação dos professores duas vezes por semana em vez de uma vez

10:56 16 Setembro, 2025 10:51 16 Setembro, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Educação admitiu esta segunda-feira que há regiões do país onde a substituição dos professores perto da reforma será mais difícil, mas assegurou que o sistema de colocação dos professores será duas vezes mais rápido do que era.

“Em cada escola vai ser um caso. Se nós estivermos a falar de escolas na região Norte, esse problema vai ser relativamente fácil de resolver, porque no Norte há muitos professores disponíveis. Vai ser muito mais difícil nas escolas da Grande Lisboa, da Península de Setúbal e do Algarve”, disse Fernando Alexandre.

Em Santo Tirso, no distrito do Porto, onde inaugurou esta segunda-feira os dois novos Centros Tecnológicos Especializados do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Alexandre não avançou com datas específicas para a substituição dos 700 professores que vão reformar-se neste arranque de ano letivo, mas garantiu que o Governo está a trabalhar “em múltiplas dimensões”.

“Estamos a atuar em múltiplas dimensões. A procura dos cursos de educação foi muito superior à oferta e já tinha aumentado 20%, com a negociação que fizemos com as universidades e politécnicos (…). Temos quase 20.000 professores profissionalizados que não estão colocados. Tivemos muitos professores que deixaram a profissão pela forma como foram tratados ao longo de décadas, mas isso está a mudar”, referiu.

Quanto à colocação de professores, o ministro da Educação afirmou que será mais rápida graças à reforma da nova Agência para a Gestão do Sistema Educativo.

“Agora temos um sistema de colocação dos professores que vai ser duas vezes mais rápido do que era. Já partir desta semana, a substituição vai ser mais rápida do ponto de vista administrativo, mas nós não vamos, de um ano para o outro, resolver uma falta estrutural de professores”, admitiu.

Fernando Alexandre explicou que, a partir desta semana, será feita a colocação dos professores duas vezes por semana em vez de uma vez.

“Nós demorávamos uma semana a fazer cada colocação, vamos passar a fazer o dobro e por isso todos os meses teremos o dobro das colocações, o que permitirá uma substituição mais rápida”, disse.

Ainda sobre a falta de professores nas escolas, Fernando Alexandre lembrou que foi promulgado o diploma que visa dar apoios a docentes deslocados e falou no concurso extraordinário direcionado aos horários que não são preenchidos sistematicamente.

“Mas eu quero voltar a repetir: falta de professores não significa que os alunos estejam sem aulas”, sublinhou.

O governante acrescentou, ainda, que este problema “resultou de uma falta de investimento de décadas” e por isso “não se vai resolver de um ano para o outro”.

“Não há maneira de, de um momento para o outro, resolver um problema que foi ignorado durante anos. Eu lembro-me de, em 2021, o governo do PS ter encomendado um estudo que identificava exatamente isto que acabámos de dizer: 4.000 professores iam, em média, reformar-se por ano e não fez nada. E não fez nada. Nós chegámos há um ano e meio e estamos a fazer desde o primeiro dia e vamos continuar a fazer”, concluiu.

Também questionado sobre o concurso dos mediadores linguísticos e se teme que os atrasos do processo criem constrangimentos na integração dos alunos estrangeiros, o ministro disse saber que “há escolas que já estão a finalizar a contratação”, mas admitiu que “outras se podem ter atrasado um pouco” e garantiu: “a autorização foi dada no mês de agosto”.

“Há muitas que estão mesmo a finalizar o processo de contratação. E, por isso, mais uma vez, é preciso também, cada vez mais, termos esta visão do nosso sistema educativo. O Governo tem um conjunto de responsabilidades, tem uma política nacional e recursos para a sua execução. Mas a implementação é cada vez mais das escolas e das autarquias. Porque é quem está próximo dos problemas que tem de ser capaz de resolver”, disse aos jornalistas à margem da visita.

Já na cerimónia, elogiou o investimento do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo nos dois centros tecnológicos – um de informática e outro de indústria – esta segunda-feira inaugurados, apontando que “a oferta de ensino profissional é essencial”, estando m causa “muitas vezes dar resposta às necessidades das empresas”.

Antes, o diretor do agrupamento, Fernando Almeida, revelou que a concretização deste projeto foi possível após candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que o centro industrial custou 1,6 milhões de euros, enquanto o de informática 700 mil.

“As empresas estão ávidas dos nossos formandos. Estamos a potenciar o ensino profissional em várias vertentes”, disse o diretor.

Leia também: “Deixei há 10 anos”: chef revela que cortar neste alimento mudou a sua saúde e qual o ‘segredo’ para uma dieta equilibrada

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Homem a comer batatas fritas.
Europa Nacional

PJ resgata homem escravizado em Espanha durante 30 anos que só tinha 40€ na conta e o desejo de comer batatas fritas

13:20 5 Julho, 2026 11:41 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Polícia Judiciária resgatou um homem explorado durante 30 anos por uma rede de tráfico humano entre Portugal e Espanha

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Villa Extramuros, Arraiolos.
Nacional, Vida & Lazer

“Vamos reformar-nos”: casal francês encerra alojamento no Alentejo com chave Michelin ao fim de 15 anos

17:20 5 Julho, 2026 17:39 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Villa Extramuros, em Arraiolos, encerrou ao fim de 15 anos após a venda do imóvel, depois de ter sido distinguido com uma chave Michelin

Comboio parado na plataforma.
Algarve, Nacional

Impacto das altas temperaturas obriga CP a interromper comboios temporariamente

16:15 5 Julho, 2026 18:19 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Reconhecendo “os constrangimentos existentes”, a CP garante que “não está em causa a manutenção do ar condicionado dos comboios”

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

Homem a comer batatas fritas.
Europa, Nacional

PJ resgata homem escravizado em Espanha durante 30 anos que só tinha 40€ na conta e o desejo de comer batatas fritas

13:20 5 Julho, 2026 11:41 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A Polícia Judiciária resgatou um homem explorado durante 30 anos por uma rede de tráfico humano entre Portugal e Espanha

Praia da Arrifana. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

18:42 5 Julho, 2026 18:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Entre falésias, mar e ondas procuradas por surfistas, esta praia tem uma das paisagens mais marcantes do Algarve

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 16:33 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Últimas Notícias

  • Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
    Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa
  • Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
    Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura
  • Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
    Viu uma caravela-portuguesa na praia? Eis o que nunca deve fazer se for picado
  • Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
    Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum
  • Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas
    Esta praia do Algarve que fica entre falésias e mar é uma das mais impressionantes da região e é muito procurada por surfistas

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
    Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data
  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal