Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos UAlg
Ensino

Mais de 300 jovens frequentam os cursos de verão da UAlg

Em tempo de férias, estudantes do ensino secundário optaram por “estudar” nos cursos de verão da Universidade do Algarve, que iniciaram no dia 1 julho

09:34 14 Julho, 2024 09:34 14 Julho, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Numa Universidade onde mais de 20% dos estudantes são estrangeiros, ultrapassando já as 100 nacionalidades, a vertente internacional também se verifica nos cursos de verão, acolhendo alunos vindos propositadamente de países como Brasil, Bélgica, Estados Unidos da América, Holanda, entre outros, para viverem esta experiência de Verão na UAlg. 

A confirmar o sucesso das edições anteriores, além de se inscreverem alunos de todos os concelhos do Algarve e Alentejo, também vieram de vários pontos de Portugal, como Braga, Leiria, Viseu, Castelo Branco, Montijo, Setúbal, Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos, Torres Vedras, Tomar, Cadaval, Santarém, entre outros. 

Os alunos podiam inscrever-se em três modalidades diferentes: “Regime Residencial” (inclui curso, atividades desportivas, todas as refeições e 5 noites de alojamento); “Dia Completo” (inclui a participação nas atividades letivas da parte da manhã, nas atividades desportivas da parte da tarde e 2 refeições diárias); e apenas “Curso” (inclui a participação nas atividades letivas durante a manhã).

Thomas Busquiel tem 18 anos e veio de Bruxelas. “Estou muito feliz por estar aqui, vim pela descoberta e à procura de uma nova experiência, gosto de conhecer outras pessoas, de ir à praia e fazer desporto”. Resolveu vir para Portugal e escolheu a Universidade do Algarve por considerar que em Faro existe uma combinação de todos estes fatores. 

Do Estados Unidos da América para os cursos de verão da UAlg

 Amanda San Pedro teve conhecimento dos cursos através de um familiar que vive em Lisboa. Tem 16 anos, veio dos Estados Unidos da América e inscreveu-se nos cursos em regime residencial. “Gosto muito das atividades e das pessoas. Fizemos paddle boarding, andámos de caiaque e de barco à vela”, entre outras atividades. Amanda está a adorar a experiência e considera que “as aulas são muito interessantes”.

A jogar em casa está Beatriz Passos. Natural de Faro, tem 16 anos e inscreveu-se no curso de “Gestor por uma semana”, na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (ESGHT). Fazendo uso da linguagem das redes sociais, define o curso que está em três emojis: óculos pretos 😎, numa alusão ao ambiente de férias e ao slogan “Estudar onde é bom viver”; dinheiro 💰, numa clara referência à economia e à gestão; e o gráfico a subir 📈, evocando a importância do papel do gestor. 

De Albufeira para o curso de “Jornalismo Desportivo” veio Elisabete Vieira. Com 18 anos, resume esta experiência em quatro emojis: 🌊 🌞 📖 🎼. “O do Mar, porque estamos próximos do mar e da praia de Faro; o do sol porque está calor e da parte da tarde temos uma conjugação perfeita de sol e mar; o livro visto que indica a sabedoria e há muito para aprender nestes cursos e, por último, o da música, uma vez que nos divertimos muito e temos sempre música ao som dos nossos colegas.”

Os irmãos Rafael e Letícia Cotrecha têm 18 anos e vieram de Ourique. Consideram que os cursos de verão disponibilizam atividades muito práticas e úteis. Letícia defende que esta é uma ótima oportunidade para todos os alunos, porque “são muito educativos, aliam o conhecimento à diversão, o que nos permite fazer amizades com novos colegas.” 

Cursos de verão da UAlg dão a conhecer áreas de ensino e investigação e ajudam jovens na escolha vocacional 

Tendo como principais objetivos reforçar a ligação à sociedade, promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional, esta iniciativa possibilitou, ainda, uma vivência mais real da vida académica nos campi e o contacto com estudantes universitários e docentes da Academia. 

As atividades letivas e experimentais aconteciam na parte da manhã. A tarde encontrava-se reservada para atividades desportivas e de lazer, nomeadamente surf, stand up paddle, bodyboard, canoagem, basquetebol, Bootcamp, vela, desportos coletivos, entre outras.

Vários Municípios já se associaram a esta iniciativa e estabeleceram protocolos de colaboração com a UAlg, fomentando, assim, a participação dos seus estudantes nos Cursos de Verão. 

Para muitos destes alunos, terminou uma aventura, pelo menos para já. Para outros, este curso foi apenas o início e esperam ser alunos da UAlg já no próximo ano letivo. Outros ainda, e porque gostaram tanto, para a próxima edição dos cursos de verão prometem voltar. 

Na despedida, todos foram unânimes em referir que, mais uma vez, a UAlg superou as expetativas. Fazendo jus ao seu slogan «Estudar onde é bom viver», foi tudo pensado ao pormenor e, segundo os próprios, “conheceram”, “estudaram” e “viveram” dias e experiências inesquecíveis.

Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês

Assembleia da República.
Economia Nacional Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Assembleia da República.
Economia, Nacional, Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve, Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve, Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão
    Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão
  • Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas
  • PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais
    PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais
  • Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano
    Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano
  • Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
    Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
  • Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
    Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal