Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo | DR
Cultura, Ensino

Mais de 250 mil alunos vão fazer provas digitais no final do mês. As de aferição começam esta semana para os alunos do 2.º ano

Os professores e encarregados de educação defendem que as provas não fazem sentido porque ainda se estão a recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia

11:47 1 Maio, 2023 11:48 1 Maio, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As provas de aferição começam esta semana para os alunos do 2.º ano, mas só no final do mês será a estreia das provas digitais para os mais de 250 mil estudantes do ensino básico.

Entre os dias 2 e 11 de maio as escolas do 1.º ciclo vão levar a cabo as provas para avaliar o desempenho dos seus alunos do 2.º ano a Educação Artística e Educação Física. Uma semana depois, entre 16 e 26 de maio, arranca a “época” das provas de Educação Física para os alunos do 5.º ano e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para os do 8.º.

Todas estas provas mantêm o modelo antigo e por isso não suscitaram críticas, mas as que se seguem serão digitais e têm sido alvo de forte contestação por parte dos encarregados de educação, professores e diretores escolares.

Os diretores alertam que há escolas com problemas de rede e que alguns computadores poderão avariar durante as provas, não havendo técnicos informáticos suficientes para dar apoio nos dias das provas.

Os professores e encarregados de educação defendem que as provas não fazem sentido porque ainda se estão a recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia e muitos consideram que os alunos do 2.º ano, na maioria com sete anos, poderão não conseguir responder usando o teclado e o rato.

Em declarações à Lusa, o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) reconheceu que algumas escolas ainda não reúnem as “condições ideais”, mas explicou que estes testes podem ser feitos em modo offline, não ficando dependentes da rede de internet, e que os alunos podem ser divididos em dois turnos para que haja equipamentos para todos. 

Em relação a eventuais dificuldades dos alunos em responder às perguntas, Luís Pereira dos Santos recordou o projeto-piloto realizado no ano passado em que os alunos do 2.º ano deram respostas em qualidade de produção escrita e dimensão semelhantes aos dos colegas que fizeram a prova em papel.

A sugestão de Luís Pereira dos Santos é que pais e professores acedam ao site do IAVE onde estão disponíveis provas semelhantes às que serão realizadas pelos alunos. 

O cronograma do IAVE prevê que a 24 de maio os alunos do 8.º ano realizem a “componente de Observação e Comunicação Cientifica da prova de Ciências Naturais e Físico Química” e a 2 de junho os alunos do 5.º ano façam a prova de Português. 

Seguem-se as provas de Ciências Naturais e Físico Química (8.º ano), História e Geografia de Portugal (5.º ano) e Matemática (8.º ano) e só a 15 de junho chegam as provas do 2.º ano em formato digital: primeiro Português e Estudo do Meio e a 20 de junho Matemática e Estudo do Meio.

As primeiras provas digitais foram testadas pelo IAVE em 2018 por alunos do 8.º ano que fizeram um teste de Matemática e, no ano passado, realizou-se um projeto piloto com seis mil alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos. 

Este ano, será a vez de um grupo de alunos do 9.º testar as provas digitais, para que em 2024 sejam universais para todos os finalistas do 3.º ciclo.

Este ano, a 1.º fase das provas finais do 9.º ano realizam-se a 16 de junho (Matemática) e a 23 de junho (Português), altura em que já terão começado os exames nacionais do secundário.

Os exames dos cerca de 150 mil alunos do secundário inscritos nas provas do 11.º e 12 anos arrancam a 19 de junho, com as disciplinas de Português, Italiano e Mandarim e terminam a 3 de julho com Geometria Descritiva A e História B.

No próximo ano, será a vez de um grupo de alunos do secundário realizar os exames nacionais em formato digital para que em 2025 esta passe a ser uma pratica universal nas provas de aferição, provas e exames nacionais.

Para já, existe um grupo de pais que tem dito que não irá levar os seus filhos nos dias dos exames, para que estes não tenham que ser sujeitos às provas de aferição do 2.º ano, estando a incentivar outros encarregados de educação através das redes sociais a seguir o mesmo caminho. 

A Lusa contactou o Ministério da Educação para saber se tinham conhecimento deste movimento, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia Europa Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Algarve Cultura Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Fila de carros numa bomba de gasolina. Crédito: Foto AI
Auto

Vai pegar no carro nos próximos dias? Há uma novidade desagradável que pode apanhar muitos condutores desprevenidos

12:30 16 Agosto, 2026 11:18 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma razão para muitos condutores estarem atentos a este domingo. A carteira poderá sentir a diferença já amanhã

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Algarve, Cultura, Gastronomia

Quatro dias de gastronomia e animação marcam regresso do FoodTruck a Portimão

09:00 16 Agosto, 2026 11:51 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Portimão FoodTruck regressa de 20 a 23 de agosto com street food, concertos, DJ e atividades familiares na Zona Ribeirinha

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Spa salino de Castro Marim.
Algarve

“Horas de relaxamento natural”: neste spa ao ar livre no Algarve pode flutuar em água quente e o acesso custa menos de 10€

14:10 14 Agosto, 2026 13:57 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre salinas e paisagens naturais, há um espaço no Algarve onde a elevada concentração de sal permite flutuar na água

Mulher a fazer a cama. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Faz a cama logo ao acordar? Especialistas avisam que pode estar a criar ‘um problema’ dentro do seu quarto

19:20 16 Agosto, 2026 11:32 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Milhões de pessoas fazem isto todas as manhãs sem pensar. Especialistas explicam porque pode valer a pena esperar um pouco

Fila de carros numa bomba de gasolina. Crédito: Foto AI
Auto

Vai pegar no carro nos próximos dias? Há uma novidade desagradável que pode apanhar muitos condutores desprevenidos

12:30 16 Agosto, 2026 11:18 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma razão para muitos condutores estarem atentos a este domingo. A carteira poderá sentir a diferença já amanhã

Últimas Notícias

  • Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
  • Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
    Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
  • Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento