Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Ensino

Há menos chumbos no geral, mas abandono escolar no Algarve e região de Lisboa continuam a preocupar

Nos 2.º e 3.º ciclos, o Norte volta a destacar-se pela positiva, em oposição às escolas do sul, nomeadamente o Baixo Alentejo e Algarve.

08:26 31 Maio, 2022 08:27 31 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O sucesso académico dos alunos está a melhorar, mas existem fenómenos em zonas do país que preocupam o Ministério da Educação como o abandono precoce no Algarve ou os chumbos na área metropolitana de Lisboa.

Cada vez menos estudantes chumbam ou abandonam a escola antes do tempo, segundo o relatório “Resultados Escolares: Sucesso e Equidade”, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), hoje divulgado, que analisa a evolução entre os anos letivos de 2017/2018 e 2019/2020.

As melhorias registaram-se em todos os ciclos de ensino, mas o relatório salienta que o sucesso está “longe de abranger todos os alunos”.

A situação mais complicada continua a ser no ensino secundário, com cerca de um terço dos alunos (33%) a não conseguir concluir os estudos nos três anos previstos.

No entanto, este ciclo de estudos foi também o que registou a maior melhoria, subindo dez pontos percentuais entre 2018 e 2020.

Se em 2018, apenas 57% dos alunos dos cursos científico-humanísticos conseguiram terminar o secundário no tempo esperado, em 2020 a percentagem subiu para 67%.

Nos cursos profissionais a subida foi de apenas dois pontos percentuais, de 63% para 65% em 2020.

Em relação aos mais novos, em 2020 terminaram o 1.º ciclo no tempo esperado 89% (mais 3% do que em 2018); no 2.º ciclo, a percentagem de conclusão no tempo esperado foi de 95% em 2020 (mais 4% que em 2018) e no 3.º ciclo subiu de 80% para 86%.

Através de um `zoom´ às cidades e agrupamentos, o Ministério da Educação confirma que o trabalho dos professores e técnicos especializados pode fazer a diferença.

O ministro da Educação, João Costa, apontou “assimetrias regionais”, destacando-se “o Algarve com alguns indicadores mais preocupantes, assim como as áreas metropolitanas”.

As diferenças regionais variam consoante o nível de ensino, mas o relatório aponta quase sempre as escolas do Norte como as que conseguem melhores resultados, por oposição a zonas da Área Metropolitana de Lisboa, Baixo Alentejo e Algarve.

“O Algarve carece de uma análise mais aprofundada, porque quando olhamos para níveis de abandono escolar precoce é claramente um “outlier”, ou seja, temos uma evolução muito positiva dos indicadores de abandono escolar precoce e o Algarve tem um comportamento fora do normal e importa-nos analisar com mais profundidade o que está a passar-se neste momento. Não tenho ainda dados que nos permitam interpretar e identificar fatores, mas claramente é uma fonte de preocupação”, afirmou João Costa.

Para já o ministro consegue avançar apenas que “há correlações com índices de pobreza nas áreas metropolitanas e também no Algarve”.

No 1.º ciclo, por exemplo, as escolas do Norte aparecem com taxas de conclusão no tempo esperado mais elevadas, por oposição ao sul do país.

Em 2020, 94% dos alunos do 1.º ciclo do Alto Minho e do Ave terminaram o 4.º ano no tempo esperado, enquanto no Baixo Alentejo, a taxa de conclusão ficou-se pelos 82% e no Algarve foi de 84%.

O relatório salienta ainda que as melhorias registadas em todos os territórios nos últimos três anos aconteceram a ritmos diferentes: Os maiores progressos no 1.º ciclo, por exemplo, foram observados em Trás-os-Montes e na Lezíria do Tejo.

Nos 2.º e 3.º ciclos, o Norte volta a destacar-se pela positiva, em oposição às escolas do sul, nomeadamente o Baixo Alentejo e Algarve.

A Área Metropolitana de Lisboa aparece como uma das mais fracas no sucesso dos alunos do 3.º ciclo (taxas de conclusão de 83%) e do secundário (53%).

Nos cursos científico-humanísticos do ensino secundário também há diferenças regionais: 80% dos alunos do Alto Minho e Ave fizeram o secundário nos três anos, enquanto na Beira Baixa a taxa se ficou pelos 60% e na Área Metropolitana de Lisboa pelos 63%.

Olhando apenas para os alunos com Apoio Social Escolar destacam-se pela negativa o Alentejo Litoral e a Área Metropolitana de Lisboa.

“Existem escolas em contextos semelhantes, com alunos semelhantes, com alunos com os mesmos indicadores de pobreza que levam os alunos mais longe do que outras”, salientou o ministro João Costa.

Nuno Neto Rodrigues, presidente da DGEEC, corroborou a ideia de que “há escolas que trabalham melhor com os alunos ASE”.

Olhando apenas para os dez municípios com mais alunos, é nas escolas do 1.º ciclo de Loures que há mais problemas de sucesso, por oposição a Braga e Vila Nova de Gaia, que apresentam os valores mais elevados.

Os alunos do 2.º ciclo de Vila Nova de Gaia assim como os estudantes do 3.º ciclo de Cascais também se destacam como aqueles que conseguiram concluir os estudos no tempo esperado.

As cidades do Porto e de Lisboa registam valores muito próximos, embora ligeiramente superiores no Porto, no caso dos 2.º e 3.º ciclos.

Sintra é o município com a evolução mais positiva no ensino básico, enquanto os municípios de Almada e Seixal revelam uma evolução singular: estagnação no 1.º ciclo, mas progresso bastante acentuado nos 2.º e 3.º ciclos.

No ensino secundário, a percentagem de alunos que conclui no tempo esperado é francamente inferior nos municípios da Área Metropolitana de Lisboa do que na Área Metropolitana do Porto.

João Costa recusou uma eventual ligação entre estes resultados e a carência de professores: “A falta de professores está mais centrada em Lisboa e Vale do Tejo e Algarve de facto, no entanto quando vemos a semelhança com a área metropolitana do Porto, percebemos que não há aqui um fator diferenciador em função disto”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Habitação. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Economia Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Algarve

Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares

16:30 30 Julho, 2026 16:39 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação acrescentará 6000 metros quadrados ao parque e inclui sistemas fotovoltaicos, uma nova rotunda e outro arruamento urbano.

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino Nacional Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Habitação. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Estado fica mesmo com 25% das rendas dos senhorios? Saiba o que diz a lei

12:30 30 Julho, 2026 12:29 30 Julho, 2026 | João Luís

Taxa sobre rendimentos prediais pode chegar aos 25%, mas há contratos de arrendamento com regimes fiscais diferentes

Menina observa autocarro FlixBus junto à área de serviço. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

“Não sou ama”: motorista deixa menina de 11 anos que viajava para o Algarve em área de serviço na A2

09:56 30 Julho, 2026 10:06 30 Julho, 2026 | João Luís

A menina seguia sozinha de Lisboa para Faro quando o autocarro terá partido após uma paragem não prevista em Almodôvar

Algarve, Nacional

Operação da PJ passa pelo Algarve e desmantela grupo suspeito de burla milionária

15:10 30 Julho, 2026 15:12 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira, Quarteira e Vilamoura estiveram entre os locais visados numa operação da PJ que terminou com sete detidos

Economia, Nacional

As dez respostas sobre o que muda nas regras para obter crédito à habitação a partir de agosto

09:05 30 Julho, 2026 09:07 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Saiba tudo sobre as novas normas de crédito que bancos e instituições financeiras devem seguir para aprovar empréstimos

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

18:00 30 Julho, 2026 12:40 30 Julho, 2026 | João Luís

A prática é comum em zonas de trânsito intenso, mas há regras que muitos condutores continuam a interpretar de forma errada

Algarve

Parque da Cássima em Loulé duplica capacidade para cerca de 400 lugares

16:30 30 Julho, 2026 16:39 30 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ampliação acrescentará 6000 metros quadrados ao parque e inclui sistemas fotovoltaicos, uma nova rotunda e outro arruamento urbano.

Dia com nuvens. Crédito: Foto AI
Tempo

Tempo muda esta quinta-feira: temperatura desce em todo o país menos nesta região

06:30 30 Julho, 2026 09:08 30 Julho, 2026 | João Luís

A previsão para quinta-feira traz algumas mudanças no estado do tempo, com diferenças entre regiões do continente e ilhas

Forno elétrico avariado. Crédito: Magnific
Economia, Europe Direct Algarve

Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar

11:23 30 Julho, 2026 11:23 30 Julho, 2026 | João Luís

Novas regras da União Europeia querem tornar a reparação mais simples e atrativa, com impacto nas garantias e no acesso a peças

Crucifixo que se manteve intacto após incêndio. Crédito: Catholic Arena
Cultura, Europa

Crucifixo permanece intacto entre árvores queimadas após incêndio e torna-se imagem de esperança em França

08:00 30 Julho, 2026 19:08 29 Julho, 2026 | João Luís

A fotografia captada em Cotignac, França, mostra um crucifixo rodeado por uma paisagem devastada pelas chamas

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: agosto começa com calor e pode trazer trovoadas

06:00 29 Julho, 2026 19:52 28 Julho, 2026 | João Luís

Durante agosto, o calor deverá marcar o arranque do mês, mas a trovoada pode ganhar força em algumas regiões na segunda quinzena

Ensino, Nacional, Tech

Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano

20:00 30 Julho, 2026 09:49 30 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Alunos do 7.º ao 9.º ano ficam abrangidos pela proibição de smartphones a partir de janeiro, após um primeiro período letivo de adaptação

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Últimas Notícias

  • Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
    Governo alarga proibição de smartphones nas escolas até ao 9.º ano
  • Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
    Fotografias históricas da Lusa podem ser vistas em Albufeira até 7 de agosto
  • Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
    Professores que adiem reforma recebem mais 750 euros
  • Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
    Lagos e Tavira recebem ações da Ciência Viva para observar o eclipse
  • Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada
    Motas podem passar entre filas de trânsito? Saiba o que diz o Código da Estrada

Opinião

  • Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
    Lemos aos pedaços, julgamos por inteiro | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
    Direito à reparação avança na União Europeia: reparar pode sair mais barato do que trocar
  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento