A convite da Ecos, Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, os professores André Pereira Rodrigues e Sofia Aurora da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, representaram Portugal numa formação europeia com o principal objetivo de criar mecanismo que possam ser usado vários contexto e dinâmicas de grupo que possa promover a inclusão integral de todos os alunos.
Entre 21 e 23 de setembro, decorreu em Carzola, Jaén, Espanha, uma atividade de formação dirigida a professores e técnicos onde foram apresentados e testados um conjunto de ferramentas que pretendem contribuir para Escolas e salas de aula livres de descriminação.
Esta acção está enquadrada no projecto Euriversity – European Action Against Discrimination: Educational Inclusion from the Perspective of Equality and Emotional-Sexual Diversity, financiado pelo programa ERASMUS+, e nasce da necessidade de trabalhar exaustivamente desafios identificado a nível europeu.
O relatório YouGov de 2018 revelou os seguintes factos:
- 45% dos professores primários e secundários já presenciaram discriminação por motivos de género e/ou orientação afetivo-sexual.
- 70% dos professores já presenciaram o uso de linguagem não inclusiva e/ou homofóbica e machista.
- 86% dos professores consideram que não tiveram formação adequada para lidar com este tipo de problema.
- 48% dos alunos LGTBI sofreram bullying na escola.
- 55% dos professores testemunharam sexismo e discriminação de baixo nível contra estudantes do sexo feminino nas escolas.
Através desta formação europeia, pretende-se trabalhar um resposta integral que permita, promover uma inclusão efectiva dos alunos do ensino básico e secundário, através do aumento de níveis de consciência sobre o tema e reduzindo e reduzindo os de discriminação e conflito por género ou orientação afetivo-sexual. O mesmo será garantido através da criação de Planos de Acção integrada que possam à posterior ser implementados nas escolas de ensino básico e secundário.
A dupla de professores participou com muito entusiasmo nesta formação e contou com o apoio total do diretor do Agrupamento, Francisco Soares que afirmou que é mais um degrau que subimos de encontro ao mote do nosso agrupamento, “uma escola humanista com resultados de excelência”.