Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Ministro da Educação, João Costa
Ensino

Escolas tiveram de substituir 25 mil docentes este ano letivo

“Existe uma dificuldade em substituir professores em absentismo e este é um problema que se faz sentir agora nas escolas”, afirmou João Costa durante o seminário “Faltam Professores! E Agora?”, que está a decorrer na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa.

21:18 18 Maio, 2022 21:18 18 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As escolas tiveram de substituir cerca de 25 mil professores ao longo deste ano letivo devido ao absentismo, disse hoje o Ministro da Educação, João Costa.

“Existe uma dificuldade em substituir professores em absentismo e este é um problema que se faz sentir agora nas escolas”, afirmou João Costa durante o seminário “Faltam Professores! E Agora?”, que está a decorrer na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Lisboa.

Nas últimas semanas cerca de 11.800 alunos passaram a ter todas as aulas, mas ainda há cerca de sete mil que continuam com professores em falta, disse o ministro, salientando o impacto das novas medidas que permitiram o regresso de docentes impedidos de concorrer e a adaptação de horários em horários completos.

João Costa apontou hoje vários problemas para a falta de docentes nas escolas, sendo um deles o “absentismo”, lembrando que ao longo deste ano letivo foram “colocados cerca de 25 mil professores”.

O ministro sublinhou que os níveis de absentismo entre os professores “são semelhantes aos níveis sentidos na restante função pública” e que o maior problema acaba por ser os impactos imediatos da falta de um professor.

“Se um professor fica doente um aluno fica sem aulas. Enquanto, numa repartição, o trabalho acumula para outro dia. Os problemas são diferentes e fazem-se sentir de forma diferente”, disse.

O ME pretende atuar sobre esta matéria, mas quer primeiro perceber quais são os padrões, tendo em conta que “o absentismo tem variações ao longo do ano letivo”, com períodos mais agudos e outros mais calmos, disse João Costa.

“Interessa-nos entender padrões de absentismo para receber se é preciso atuar de forma especifica”, concluiu, acrescentando que a tutela quer também “melhorar os procedimentos de substituição” de docentes.

As declarações de João Costa surgem no dia em que um grupo de especialistas debate, no CNE, de que forma se pode corrigir a falta de docentes nas escolas.

Segundo um estudo realizado pela diretora da base de dados estatísticos Pordata e ex-diretora da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), Luísa Loura, dentro de três anos a falta de professores poderá atingir cerca de 250 mil alunos, se nada for feito.

A falta de professores prende-se também com o envelhecimento dos profissionais (a maioria tem pelo menos 50 anos), o aumento das aposentações e a pouca procura por cursos que permitiam aos mais novos ingressar na carreira de professor.

João Costa disse que já começaram os trabalhos com as Instituições de Ensino Superior, “que é quem forma os professores”.

“Durante os anos da Troika houve um corte de 28 mil professores no sistema. Foram professores que foram enviados para outras profissões. E, ainda há dois anos, o líder da oposição dizia que há professores a mais”, criticou João Costa, lembrando que o problema da falta de docentes há muito que está diagnosticado.

Uma das entidades que tem chamado a atenção para a falta de professores é o CNE.

“A intenção deste seminário começou por ser uma coisa pequena e começou a crescer. Começámos a entender que a situação é muito mais complexa do que o que parece à primeira vista. E se o problema é urgente tem de ser tratado com essa urgência, como o senhor ministro o está a fazer, mas também é um problema que precisa de medidas de médio e longo prazo”, sublinhou a presidente do CNE, Maria Emília Brederode Santos.

A presidente do CNE lembrou que o envelhecimento da classe não é o problema apenas nacional, mas sim internacional, assim como a falta de professores nas escolas.

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Algarve Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve Economia Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Algarve, Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Algarve, Economia, Ensino

Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás

12:50 28 Abril, 2026 12:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel e Universidade do Algarve reforçam cooperação para aproximar ensino, inovação e desenvolvimento económico

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
    Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência
  • Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
    Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes
  • Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
    Cooperação entre Município e UAlg ganha novo impulso em São Brás
  • Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
    Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata
  • AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
    AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
  • Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo
    Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal