Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Cultura, Ensino

Escola Superior de Saúde da UAlg celebra 20 anos com semana de atividades

Semana incluirá atividades científicas e outros eventos, destinados à comunidade académica, parceiros e profissionais de saúde

15:38 13 Junho, 2023 15:41 13 Junho, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve celebra o seu 20º aniversário, com uma semana de atividades, de 12 e 17 de junho.

Em jeito de balanço, Luís Pedro Ribeiro, diretor da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve (ESSUAlg), recorda que “nos primeiros anos de vida havia uma expectativa elevada, até porque a região necessitava de diplomados nas ofertas formativas da ESSUAlg para dar resposta à falta de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica”.

Na verdade, admite, “temos de reconhecer que a integração do curso de licenciatura em Enfermagem como oferta formativa da Universidade do Algarve alavancou a criação de uma unidade orgânica na área da saúde dentro da UAlg, com toda a sua experiência de mais de 30 anos de formação e as suas instalações do que viria a ser designado por “campus da Saúde”. 

Esta primeira fase, realça, “decorreu como um período de crescimento, que se traduziu em ofertas formativas em que a região apresentava maior carência”. Contudo, “com a transição das licenciaturas para quatro anos houve a necessidade de dar resposta à requalificação dos profissionais na prática clínica”. Se esta resposta foi dada com prontidão, ultrapassando as dificuldades de recursos humanos e de infraestruturas de apoio vocacionadas para a área da saúde.

Na sua opinião “tal só foi possível com a colaboração de docentes de outras Escolas Superiores de Saúde e das instituições de Saúde da região, parceiras da ESSUAlg, como locais de acolhimento dos estágios/ensinos clínicos, facultando as suas instalações como salas de simulação clínica. Após este período de crescimento rápido, ficou por acompanhar a proporcionalidade em corpo docente efetivo”.

Mestrado Erasmus Mundus em Cuidados Críticos em Enfermagem foi a porta de entrada para a internacionalização

Não obstante algumas dificuldades, também existem aspetos muito positivos. Luís Pedro Ribeiro considera que a criação do mestrado Erasmus Mundus em Cuidados Críticos em Enfermagem foi a porta de entrada para a internacionalização. Posteriormente, “destaca-se a oferta do mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde e a pós-graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses. Mais tarde, o curso de pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, que garantiu quatro edições nos últimos anos.

A abertura do curso de licenciatura em Fisioterapia, que se encontra a funcionar no seu segundo ano, veio complementar uma oferta de primeiro ciclo, vital para a região”.       

Questionado sobre o contributo desta Escola para a Saúde da região e do País, o diretor refere que a ESSUAlg tem como principal missão formar futuros profissionais de saúde, numa região extensa, com uma população residente que aumenta muito sazonalmente. Ora, defende, “estes factos demonstram que as ofertas formativas de uma escola superior de saúde são um contributo importante para a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde à população do Algarve e sem estes profissionais o sistema a sul colapsaria”.

Luís Pedro Ribeiro refere ainda que “tratando-se de uma região turística que acolhe durante todo o ano cidadãos provenientes de diferentes latitudes, para além dos turistas nacionais, o maior contributo é garantir que todos os que nos procuram para gozar as suas férias tenham um serviço de saúde com respostas, e estas só têm sido possíveis com os diplomados da ESSUAlg”.

Oferta formativa tendo em conta às necessidades de cuidados de saúde da população 

Em relação ao futuro, sublinha, “é expectável que uma instituição de ensino superior público na área da saúde tenha uma oferta formativa que vá ao encontro das necessidades de cuidados de saúde da população que se encontra na sua área de abrangência. Com esta premissa, a ESSUAlg tem procurado dar resposta com novas ofertas formativas ao nível de licenciaturas e pós-graduações.

Atualmente, enumera, disponibiliza “licenciaturas em Ciências Biomédicas Laboratoriais; Dietética e Nutrição; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Imagem Médica e Radioterapia, e na formação pós-graduada os mestrados em parceria, designadamente, Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde; Segurança e Saúde no Trabalho; e Gerontologia Social, aos quais se junta no próximo ano letivo o mestrado em Enfermagem, em consórcio com mais seis instituições de ensino superior”.

Segundo o diretor, a importância deste mestrado traduz-se na capacidade que terá de formar enfermeiros especialistas em sete especialidades diferentes: Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública; Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar; Enfermagem de Reabilitação; Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica; Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; e Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Paliativa.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a ESSUAlg também disponibiliza formações curtas e pós-graduações para os profissionais da região.

Na região há áreas da prestação de cuidados em que a carência de profissionais está presente

Reconhecendo que na região há áreas da prestação de cuidados em que a carência de profissionais está presente e que a sua deslocação para o Algarve como opção de vida é proibitiva, Luís Pedro Ribeiro assegura que a ESSUAlg, como instituição pública que é, no sentido de colmatar esta carência, está a encetar esforços para retomar ofertas formativas que já ofereceu no passado, como, por exemplo, o curso de licenciatura em Terapia da Fala, e lançar novas. 

Para concluir, salienta, que “só será possível concretizar com eficácia a missão da ESSUAlg se a região, para além do reconhecimento da necessidade da sua existência, investir no seu desenvolvimento.”

Na sua opinião, “este investimento pode ser concretizado de várias formas: nos candidatos ao ensino superior, especialmente os jovens algarvios, na promoção das condições de melhoria da ESSUAlg, através de contratos programas que promovam e fixem o corpo docente efetivo e a criação de instalações que permitam a simulação clínica e, simultaneamente, a prestação de cuidados de saúde à população através de uma clínica pedagógica”.            

A sessão solene das comemorações, intitulada “20 anos a fazer a diferença na formação dos profissionais de saúde”, decorre no dia 16 de junho, às 11:00, no Auditório Verde (edifício 8), e conta com vários parceiros institucionais, representantes das autarquias da região e demais convidados.

O encerramento das celebrações dos 20 anos da ESSUAlg realiza-se no dia 17 de junho, no Fórum Algarve, com uma mesa-redonda que contará com a participação de sobreviventes de AVC e um cuidador de uma pessoa com AVC, pretendendo-se capacitar a comunidade para a prevenção e gestão desta doença.

UAlg participa no “Portugal 360” em São Paulo para dar a conhecer as melhores opções de estudo
Universidade do Algarve recebe grau de certificação platina no FISU Healthy Campus

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Algarve Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Algarve Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

João Neves e Cristiano Ronaldo. Crédito: Foto AI
Desporto Nacional

João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal

18:20 27 Junho, 2026 15:20 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal defronta a Colômbia na noite deste sábado para domingo, num jogo decisivo para as contas do Grupo K do Mundial 2026

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Siresp, o cão dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana.
Animais, Nacional

“Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”

10:00 28 Junho, 2026 15:22 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

O cão Siresp, mascote dos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana, morreu após agravamento irreversível do estado de saúde

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Algarve, Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Algarve, Cultura

Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo

09:00 28 Junho, 2026 11:16 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra inclui filmes premiados, conversas informais e a presença de Pedro Pinho, Catarina Alves Costa e Inês Nunes

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

João Neves e Cristiano Ronaldo. Crédito: Foto AI
Desporto, Nacional

João Neves e ‘companhia’ entram em campo hoje: saiba em que canal pode ver Portugal

18:20 27 Junho, 2026 15:20 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal defronta a Colômbia na noite deste sábado para domingo, num jogo decisivo para as contas do Grupo K do Mundial 2026

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia, Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Mulher a dormir. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Porque é que o sono aparece logo depois do almoço? Há uma explicação e não é só culpa da comida

16:40 26 Junho, 2026 16:05 26 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sonolência depois do almoço parece inevitável para muitas pessoas. Mas a explicação pode estar em fatores que passam despercebidos à mesa e na forma como o organismo reage às refeições

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Se Portugal marcar um golo frente à Colômbia todos os clientes destes restaurantes vão ter uma francesinha de oferta

14:30 27 Junho, 2026 14:18 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As cervejarias DOTE, em Lisboa e arredores, vão oferecer francesinhas aos clientes se Portugal marcar pelo menos um golo frente à Colômbia

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Últimas Notícias

  • Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro
    Calor está a ganhar força em Portugal e há sete distritos que já estão sob alerta: conheça as regiões onde o calor vai apertar primeiro
  • Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
    Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight
  • “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
    “Trouxe imensa alegria”: morreu o cão dos Bombeiros de Carcavelos que se chamava Siresp e era a “mascote do quartel”
  • Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo
    Tavira recebe cinema sob as estrelas nos Claustros do Convento do Carmo
  • Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol
    Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal