Está a aumentar o número de alunos que abandona o Ensino Superior logo no primeiro ano e há 9 cursos em que todos os alunos acabaram por desistir. Os dados são da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Nas licenciaturas a percentagem de desistências subiu para cima dos 10% e nos cursos técnicos ronda agora os 25%. Nos mestrados, o abandono no primeiro ano também cresceu, está nos 16%.
Destaque ainda para 9 cursos superiores em que todos os alunos acabaram por desistir: 8 mestrados e um curso técnico superior profissional.
Entre os 9 cursos de mestrado em causa estão o de Arquitetura, Paisagem e Arqueologia, da Universidade de Coimbra (UC), Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora, da Universidade Nova de LisEntre os cursos de mestrado em causa estão: Direito e Prática Jurídica Europeia, da Universidade de Lisboa, assim como os cursos de Ciências da Educação – Educação Especial e de Ciências da Educação – Administração e Organização escolar, ambos da Universidade Católica Portuguesa.
Os dados foram divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e são relativos ao ano letivo 2020/2021.
(NOTA: Nova versão que retira indicação de dois dos cursos, após informações fornecidas pelas instituições de ensino)
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL