Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Ensino

Docentes das escolas artísticas exigem o fim da precariedade laboral

Em protesto durante o dia de hoje, os professores contratados querem que seja aberto um concurso de vinculação extraordinária.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
12:24 25 Maio, 2022 12:24 25 Maio, 2022 | POSTAL

Professores contratados das Escolas Artísticas António Arroios, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, manifestam-se esta quarta-feira junto dos seus estabelecimentos para exigir o fim da precariedade laboral e a integração nos quadros.

A iniciativa conta com o apoio da Fenprof, que alerta para o facto de alguns destes docentes de Técnicas Especiais estarem “há muitos anos” em situação precária, somando “contratos sucessivos com horário completo, sem que a lei preveja qualquer possibilidade de vinculação”.

Estes professores vivem numa “situação de precariedade e de enorme incerteza quanto ao seu futuro”, alerta a Fenprof, acrescentando que não se podem candidatar ao concurso nacional geral, externo e interno, para colocação de docentes, sendo excluídos de qualquer processo de vinculação.

Há cerca de um ano, a 13 de julho, foi publicada uma lei que previa a realização de um concurso de vinculação extraordinária.

“Porém, o Ministério da Educação de Tiago Brandão Rodrigues não regulamentou a lei promulgada pelo Presidente da República, tendo enviado o diploma para o Tribunal Constitucional”, refere a Fenprof, que agora exige a “abertura urgente” de um processo negocial.

Os professores exigem que seja aberto um concurso de vinculação extraordinária ainda durante este ano letivo que permita a integração nos quadros dos docentes de técnicas especiais do ensino artístico especializado nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais dos estabelecimentos públicos de ensino, que estão em situação precária.

Além disso, pedem a consagração de um regime específico de seleção e recrutamento, que fixe as condições contratuais necessárias para que futuros docentes possam vincular de forma ordinária.

Na passada sexta-feira, os professores das duas escolas lançaram uma carta aberta, com mais de 50 assinaturas, dirigida ao ministro da Educação, chamando a atenção para o problema e pedindo a sua resolução.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Morte de Jéssica: advogado explica que um dos suspeitos não falou em tribunal por “estratégia da defesa” [vídeo]
    Morte de Jéssica: advogado explica que um dos suspeitos não falou em tribunal por “estratégia da defesa” [vídeo]
  • Bloco de partos de Portimão encerrado no fim de semana e as urgências de Ginecologia e Obstetrícia limitadas
    Bloco de partos de Portimão encerrado no fim de semana e as urgências de Ginecologia e Obstetrícia limitadas
  • Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
    Empresas dos EUA asseguram aos funcionários acesso ao aborto
  • Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
    Já são quatro os Estados norte-americanos a proibirem o aborto
  • Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
    Estado deixou de acompanhar família de Jéssica um mês antes da sua morte
A primeira página do POSTAL. Distribuição aos assinantes e nas bancas de todo o Algarve com o jornal Expresso esta sexta-feira. 😍😘⚡️💥🔥

Opinião

  • O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
    O PS chumbou aumentos para os ex-combatentes
  • Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
    Leitura da Semana: O perfume das flores à noite, de Leïla Slimani
  • O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho
    O Aeroporto Internacional de Faro Almirante Gago Coutinho

Europe Direct Algarve

  • Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
    Tecnologias e capacidade de defesa da UE: Comissão lança oito convites à apresentação de propostas
  • Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
    Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve