A intensidade da investigação e desenvolvimento e o nível de qualificação dos recursos humanos são dois fatores críticos da competitividade da economia portuguesa.
“A promoção da educação científica e da literacia em ciência, são uma escolha chave para a formação dos mais jovens. Os Centros de Ciência Viva, os Clubes de Ciência nas Escolas, e as Escolas de Ciência são bons exemplos destas escolhas, desta aposta na Ciência e no Conhecimento”, refere a Presidência da CCDR Algarve em comunicado.
Hoje, 16 de maio, comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas, data instituída por Resolução da Assembleia da República, “para celebrar e reconhecer a contribuição da comunidade científica para o avanço do conhecimento e o progresso e bem-estar da sociedade, e também para homenagear o legado do professor, cientista, político e algarvio, José Mariano Gago que, hoje, faria 78 anos”.
José Mariano Gago mostrou que “a educação científica de base, para todos, era uma condição essencial de empregabilidade futura e, além disso, do exercício da cidadania. E daí a sua luta permanente na promoção da educação científica “ao vivo”, desde o nível da educação básica, das parcerias entre as escolas e as instituições científicas, os museus e os centros de informação e documentação”.
“O legado de José Mariano Gago está, hoje, vivo no universo concreto de oportunidades de aprendizagem que os Centros de Ciência Viva proporcionam às nossas crianças e jovens, particularmente no ensino básico, mas também no secundário. Hoje, mais do que espaços privilegiados de educação científica, os Centros Ciência Viva – no Algarve, em Faro, Lagos e Tavira -, são espaços de promoção da inovação e de processos de desenvolvimento e conciliação de competências, onde se estimula a capacidade de aprender, apreender e empreender”, enaltece a Presidência da CCDR Algarve.
A Comissão de Coordenação e desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, “ciente do papel de José Mariano Gago na promoção da cultura científica, desde o Manifesto pela Ciência ao trabalho em rede associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Cientistas”, destacando e sublinhando o seu legado “nos Centros de Ciência Viva, na Universidade, na criação do Curso de Medicina , na revolução no sistema científico nacional, contribuindo para o desenvolvimento estrutural do Algarve e do País”.