Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Ensino

Curso de Gestão Marinha e Costeira da UAlg forma primeiros licenciados

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Universidade do Algarve criou um curso de licenciatura “inovador e único no país”, em Gestão Marinha e Costeira, que acaba de formar os primeiros licenciados. “Na matriz fundacional da Universidade do Algarve esteve sempre presente o mar, elemento que continua a ser uma…

11:45 17 Julho, 2019 13:26 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Na matriz fundacional da Ualg sempre esteve presente o mar (Foto D.R.)

A Universidade do Algarve criou um curso de licenciatura “inovador e único no país”, em Gestão Marinha e Costeira, que acaba de formar os primeiros licenciados.

“Na matriz fundacional da Universidade do Algarve esteve sempre presente o mar, elemento que continua a ser uma das suas áreas estratégicas prioritárias. Neste sentido, a Ualg tem apostado largamente nesta área de ensino”, refere a academia algarvia.

Com uma duração de três anos, o curso tem como provas de acesso um dos seguintes exames nacionais “Biologia e Geologia”, “Matemática A” ou “Geografia” e contempla um estágio no final da licenciatura. Na semana passada, os primeiros alunos apresentaram os trabalhos desenvolvidos em várias empresas e entidades: Doca Pesca; Marlagos – Iniciativas Turísticas, S.A; Albumarina – Sociedade Gestora de Marinas, S. A; Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA); Centro de Ciência Viva do Algarve (CCVAlg); e Comissão Coordenadora da Região do Algarve (CCDR Algarve).

Bruno Silva realizou o seu estágio no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na estação de Tavira, no âmbito da geologia marinha, focando-se na caraterização e análise de sedimento da praia das Belharucas e, posteriormente, na alimentação artificial da praia. A terminar a licenciatura, o aluno considera que “este curso tem tudo o que é necessário para ser um bom gestor marinho e costeiro”, uma profissão que, na sua opinião, “faz falta a muita gente, que engloba várias áreas”.

Na Marlagos – Iniciativas Turísticas, S. A estagiou Daniel Coelho. O seu trabalho teve como objetivos instalar pontos de recolha de resíduos e sensibilizar os utentes para a poluição que existe nos dias de hoje. Para tal, produziu panfletos sobre diferentes problemáticas e tentou reduzir a quantidade de macro e micro resíduos presentes na água, sugerindo a instalação de um SeaBin (caixote do lixo flutuante, fabricado com materiais reciclados e equipado com uma bomba que suga a água juntamente com o lixo, os detritos e até o óleo). Apresentou, ainda, uma proposta para recolha e análise de água e sedimentos de modo a monitorizar a presença de determinadas substâncias que, muitas vezes, não são tidas em conta, como microplásticos, fármacos e metais. Para Daniel, este é “um curso bem estruturado, com “uma formação muito ampla”, que “aconselha a qualquer aluno”.

“Ponta Final” foi o projeto desenvolvido por Cristina Vital, no Centro de Ciência Viva (CCV) do Algarve. A aluna procurou integrar uma economia circular nas beatas, ou seja, desenvolver a sua reciclagem sustentável. Este projeto enquadrou-se noutros já existentes no Centro. O processo da reciclagem das beatas foi testado várias vezes e em diversos contextos, quer na tentativa de criar adubo, quer na definição da sua composição. Contudo, este projeto ainda está em construção e a aluna pretende manter contacto com o CCV e com a UAlg de forma a concretizar o projeto. Para Cristina Vital, este curso é muito “abrangente e multidisciplinar”.

Pedro Antunes foi recebido na Doca Pesca e integrado na administração. Em colaboração com a Associação Portuguesa de Lixo Marinho tentou sensibilizar a comunidade piscatória para que recolhesse e transportasse para terra o lixo produzido durante a sua atividade, para depois ser reciclado. Para o aluno, este é “um curso com muito potencial porque existem poucas pessoas formadas numa área tão abrangente”. Pedro Antunes garante ainda que “é um curso com muita saída”, tal como pode constatar na Doca Pesca onde teve uma proposta de emprego.

O curso de Gestão Marinha e Costeira pretende capacitar os estudantes para a gestão sustentável das diversas atividades relacionadas com o mar, bem como formar profissionais capazes de intervir e colaborar na definição de políticas, na gestão integrada do mar e do litoral, na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos e na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano, as zonas costeiras e a economia azul.

Relativamente às saídas profissionais, esta licenciatura permite aos seus diplomados o exercício de funções em empresas particulares de exploração dos recursos marinhos e costeiros e do turismo e, também, em organismos públicos nacionais e estrangeiros, responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras.

Recorde-se que na altura da sua criação, Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, congratulou a Universidade do Algarve pela abertura do curso de Gestão Marinha e Costeira, elogiando “o empenho desta instituição na formação de recursos humanos qualificados nas disciplinas das Ciências do Mar, e salientando o objetivo expresso desta licenciatura de sustentar e dinamizar o setor empresarial em vários domínios da economia do mar”.

Para obter mais informações sobre o curso de Gestão Marinha e Costeira clique AQUI

(SP/CM)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia de Leça da Palmeira.
Nacional Vida & Lazer

Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas

14:30 15 Junho, 2026 19:14 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Quatro praias portuguesas vão disponibilizar gratuitamente equipamentos que habitualmente obrigam os banhistas a gastar dinheiro

Algarve Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve Cultura

Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira

14:40 15 Junho, 2026 14:45 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos recebe ateliê de pintura sensorial para crianças

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Praia de Leça da Palmeira.
Nacional, Vida & Lazer

Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas

14:30 15 Junho, 2026 19:14 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Quatro praias portuguesas vão disponibilizar gratuitamente equipamentos que habitualmente obrigam os banhistas a gastar dinheiro

Algarve, Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve, Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve, Cultura

Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira

14:40 15 Junho, 2026 14:45 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Biblioteca Municipal Álvaro de Campos recebe ateliê de pintura sensorial para crianças

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Últimas Notícias

  • Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira
    Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira
  • Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas
    Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas
  • APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
    APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
  • Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
    Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
  • Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
    Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
  • Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
    Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal