A Universidade do Algarve e o Município de Braga assinaram um protocolo de colaboração a nível técnico, científico e pedagógico, para implementar práticas pedagógicas inovadoras, recorrendo à plataforma MILAGE APRENDER+, desenvolvida na Universidade do Algarve.
Depois de um ano, que funcionou como “ano piloto” e/ou experiencial, o Município de Braga renova agora por mais três anos a implementação deste projeto em dez agrupamentos de escolas do concelho.
MILAGE APRENDER+ é uma plataforma digital educativa, desenvolvida pela Universidade do Algarve, sob a coordenação de Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior de Engenharia, que tem como finalidade implementar uma prática pedagógica inovadora com as tecnologias móveis num modelo híbrido de aprendizagem.
Esta plataforma combina o analógico com o digital, potenciando a avaliação formativa; as aprendizagens ativas; o desenvolvimento de competências do século XXI; o sucesso escolar de todas as crianças e jovens; e a construção de uma comunidade de professores e alunos autores de recursos educativos MILAGE APRENDER+, assegurando um acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação.
O desenvolvimento da plataforma MILAGE APRENDER+ é apoiado pelo programa ERASMUS+ da União Europeia, com o projeto LEARN.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 42 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.