O lançamento do livro infantil “A Grande Missão – Pode uma abelha salvar o Mundo”, do autor Alexandre Pereira, teve lugar no Dia Mundial do Ambiente, durante a Semana da Criança e do Ambiente. Esta 16.ª edição decorre até ao dia 9 de junho nos Pinheiros de Marim e conta com a presença de alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino público e privado do concelho de Olhão.
Este livro tem como “Missão levar ainda mais longe a mensagem da necessidade de Preservar e Proteger os Ecossistemas e todos os Seres Vivos, foi editado pelo Município de Olhão, nesta que foi uma edição especial, com o objetivo de oferecer alguns exemplares a todas as bibliotecas das escolas do 1.º ciclo do concelho”, explica o autor, acrescentando que “vão ainda ser realizadas sessões de apresentação, com a presença do autor e do ilustrador da obra, ficando esta disponível para ser trabalhada por alunos e professores”.
Alexandre Pereira reside em Olhão, é engenheiro do Ambiente e “um verdadeiro defensor da causa animal, social e ambiental”.
O escritor do livro refere que “há quem me chame o Sr. das abelhas, pois há muitos anos que participo ativamente em ações de terrenos, junto da comunidade escolar, através de palestras de sensibilização ambiental, onde alerto os mais jovens para a urgente necessidade de mudarmos certos comportamento e atitudes para que a proteção e preservação dos ecossistemas e de todos os seres vivos possa ser uma realidade. Escrever este meu primeiro livro é uma forma de levar mais longe esta mensagem.”
“Desafiei o Carlos Rocha para ilustrar o livro, pois admiro o trabalho que faz e sabia que seria capaz de fazer um desenho animado mas realista. Como já o conhecia de outras parcerias, foi muito fácil transmitir-lhe as imagens que concebi na minha cabeça e que ele formidavelmente transpôs para as páginas do livro”, acrescenta o Alexandre Pereira.
Carlos Rocha afirma “gostei tanto de ter ilustrado esta aventura como de a ter lido. O Alexandre escreveu-a de uma forma tão simples e direta que se torna compreensível para qualquer idade. Mais, desengane-se quem pensa que a mensagem é apenas dirigida aos mais pequenos. É para toda a gente, e isso é uma das coisas que a torna especial.”