O documentário “Odisseia Espacial Portuguesa”, que aborda o contributo que os portugueses têm dado para a indústria aeroespacial, é apresentado em antestreia no Solar da Música Nova, em Loulé, no próximo domingo, às 17:00.
Trata-se de um filme documental assinado em conjunto por João Pedro Viegas e Pedro Rodrigues de Matos, ambos diretores na New Light Pictures, produtora audiovisual algarvia, amplamente reconhecida pelos inúmeros prémios internacionais que tem arrecadado nos últimos anos.
Neste projeto, a New Light Pictures obteve o apoio do programa Garantir Cultura, e foi responsável por todas as fases de desenvolvimento do filme, desde o conceito, script, produção e direção, direção de fotografia, edição e pós-produção, e o resultado acrescenta como primeira longa-metragem documental ao portfólio da produtora.
João Pedro Viegas afirma que “o desejo de realizar um projeto documental já se manifestava nos nossos objetivos há alguns anos, mas o tempo necessário para o fazer sempre limitou a nossa vontade. No entanto as circunstâncias da pandemia permitiram-nos isso, não só existiu o necessário espaço de reflexão como também ficámos com a agenda praticamente livre, o que, por sua vez, permitiu dar resposta ao desafio”.
Acrescenta ainda, que “ tema surgiu naturalmente, faz parte do nosso imaginário coletivo, é algo que nos emociona e que nos relaciona a todos, e hoje já podemos falar sobre espaço em Portugal sem estar a falar de ficção científica. Muitos são os portugueses que direta ou indiretamente contribuem para esta indústria, não só lá fora, mas inclusive aqui em Portugal e isso está bem patente no nosso filme.”
Segundo Pedro Matos, co-realizador e editor deste Documentário, “este filme documental pretende explorar a história e os primeiros passos desta aventura espacial portuguesa através dos olhos e das palavras de alguns dos seus protagonistas da área, particularmente nos programas de treino para os futuros pilotos e astronautas que, esperemos, poderão em breve começar em território nacional. Este “encontro” irá assegurar não só o interesse do público em geral, mas também a curiosidade das gerações mais jovens, que são obviamente, o nosso público-alvo principal”.
Mais informações no site do projeto: www.odisseiaespacialportuguesa.pt