O programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve, apresenta, às 17:30 de sexta-feira, nas Ruínas Romanas de Milreu, o projeto “Ocupação Contemporânea em Milreu”.
Segundo um comunicado da Direção Regional de Cultura do Algarve, “este é um projeto que se inicia com uma deambulação dançada, por um par de bailarinos, em forma de visita orientada” num “espaço patrimonial”.
A instituição recorda que “já os mosaístas vindos do norte de África, no tempo de construção das termas, tinham desejado criar a ilusão de movimento ao desenhar os seus peixes imperfeitamente. Agora o movimento vem dos bailarinos e inspira-se nos mesmos animais, na mesma geografia e no mesmo sentido de jogo de perspetiva”.
No final do espetáculo terá lugar uma breve conferência onde se pretende “sensibilizar para a importância do lugar, dando destaque para a importância do uso da cor no espaço envolvente para o bem-estar”.
Haverá em seguida um concerto de música de câmara, com ênfase nos instrumentos de sopro, que terá lugar na zona do templo, e fará “uma ligação intemporal entre as várias épocas históricas, com incidência na música ocidental, desde o período clássico até à atualidade, através de obras musicais de diferentes regiões e estilos”.