A 19 de Novembro, pelas 15.30 horas, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe mais uma sessão da rubrica “Livros Abertos”, durante a qual será apresentado o livro “Zarina, a menina dos pés de oiro”.
Sandrine Sousa, professora de Português e de Francês, nasceu na região de Paris, em 1976. Filha de pai trasmontano e de mãe algarvia mudou-se para o Algarve aos 16 anos, “transição que marcou a sua vida e que influencia o seu modo de ver o mundo e de escrever”, diz a autarquia. Descobriu o amor pela literatura aos 18 anos, o que a levou a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade do Algarve. Fez uma pós-graduação em Comunicação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e é licenciada em Literaturas e Culturas, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Já trabalhou em várias escolas do Algarve, centros de apoio ao estudo e de formação. Colaborou com o jornal algarvio O Louletano, onde publicou alguns poemas inéditos e tem sido membro do júri do Concurso Literário da Casa do Povo da Luz da Tavira. Abraçou, ainda, o projecto Voluntários da Leitura.
Colaborou, também, na “Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, vol. V” e é autora da obra poética “Sopro, Entre a Vida e a Morte” e da obra de literatura infantil “Um Arco-íris no Hospital”.
“«Zarina, a menina dos pés de oiro» retrata a história de Madalena, que vive no campo, num monte chamado Besteiros, e passa o tempo a ouvir as histórias do vizinho Ernesto. Foi aí que conheceu Zarina, a menina dos pés de oiro, que vem muitas vezes visitar os seus sonhos. Juntas vão andar por caminhos encharcados, saltar nas poças de água e falar da mãe Natureza. É, sem dúvida, uma aventura vivida entre Madalena e Zarina, a sua amiga imaginária, num ambiente de ternura e magia”, descreve o município.
A entrada é livre.