Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Vila Real celebra o Verão com centenas de eventos

Mais de uma centena de actividades marcam a agenda cultural de Vila Real de Santo António durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Com um leque de eventos pensados para todos os públicos e idades, as propostas vão desde a música ao cinema, passando pelos mercados e tradições. A programação “Verão VRSA” 2017 […]

17:45 11 Julho, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Diogo Piçarra é um dos artistas que integra o programa de Verão vila-realense

Mais de uma centena de actividades marcam a agenda cultural de Vila Real de Santo António durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Com um leque de eventos pensados para todos os públicos e idades, as propostas vão desde a música ao cinema, passando pelos mercados e tradições.

A programação “Verão VRSA” 2017 é organizada pela autarquia vila-realense, pela empresa municipal VRSA SGU, pelas Juntas de Freguesia e pelas associações locais.

Já entre 13 e 16 de Julho, a magia das “Noites d’Encanto” irá regressar a Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, workshops, tertúlias, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

No campo do desporto, a 28ª Corrida da Baía de Monte Gordo volta a unir as praias de Manta Rota e Monte Gordo, no dia 23 de Julho, num desafiante percurso de 10 quilómetros, sempre junto à linha de costa.

A partir do dia 19 de Julho, as quartas-feiras ficam reservadas para sessões de Cinema ao ar livre, na zona ribeirinha de Vila Real, com uma selecção de boas fitas. A sétima arte estará ainda em destaque com o ciclo “Sob as estrelas em Cacela Velha”, nos dias 30 de Agosto e 6 de Setembro, no espaço do antigo cemitério.

Também junto ao Guadiana, no Jardim da Avenida da República, os finais de tarde de domingo ficarão preenchidos com sessões de chill out e jazz, num verdadeiro ambiente de sunset.

Semanalmente, os micro-concertos farão ouvir-se no Centro Histórico de Vila Real, ao início da noite. Entre 21 de Julho e 18 de agosto, sempre à sexta-feira, um conjunto de músicos irá dar vida às zonas pedonais e de esplanadas, promovendo a animação das principais zonas comerciais.

Em agosto, entre os dias 10 e 15, a cultura das Caraíbas terá o seu espaço em VRSA com mais uma edição do “Encontro de Cultura Cubana”. Concertos, palestras e exposições são algumas das muitas sugestões.

Música para todos os gostos

A música clássica será outro dos pontos altos do “Verão VRSA”, com o ciclo “Clássica em Cacela”, com dois concertos de Quartetos de Cordas, nos dias 17 e 24 de Agosto, no antigo cemitério de Cacela Velha.

Uma selecção de sons do mundo é a proposta do Festival “Etniarte” que, entre 17 e 20 de agosto, dará cor à Marginal de Monte Gordo com ritmos e artesanato dos quatro cantos do mundo.

Também a música será o cartão de visita de mais uma iniciativa dos “Encontros ao Largo” António Aleixo, em Vila Real, durante os dias 15 e 29 de Julho e 12 e 25 Agosto.

O músico C4 Pedro actuará nas Festa de Nª senhora das Dores, em Monte Gordo, a 10 de Setembro

O teatro de comédia tem também espaço reservado na agenda cultural de Verão, com a peça “Descanse, sem Paz!”, trazida ao palco pela companhia II Acto, nos dias 21 e 28 de agosto.

O artesanato tradicional marca igualmente presença nas localidades de Monte Gordo (terças), Vila Real (quintas) e Manta Rota (sextas) com as habituais mostras.

Os mais novos não foram esquecidos, tendo sido preparado um calendário que integra oficinas de verão, ateliês ambientais nas praias Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota, actividades lúdicas no Arquivo Histórico Municipal e o Parque de Diversões no Centro Histórico de Vila Real.

Em Setembro, será tempo de Cacela Velha acolher a “Poesia na Rua”, evento que dará a palavra aos recantos desta vila com vista privilegiada sobre a Ria Formosa e onde todas as ruas possuem nomes de poetas que viveram ou escreveram sobre aquela localidade.

Festas e romarias são pontos altos do Verão

As romarias iniciam-se com as festas em honra de N.ª Sra. da Assunção, em Cacela Velha, que contarão com a actuação de Micaela, a 13 de Agosto. Seguem-se as festas de São João da Degola, na Manta Rota, que terão como ponto alto um concerto de Mónica Sintra, a 26 de agosto.

Já as celebrações de N.ª Sra. da Encarnação, em Vila Real de Santo António, contam com a presença de Diogo Piçarra, a 3 de Setembro, enquanto em Monte Gordo as festas de N.ª Sra. das Dores serão animadas pela banda Íris, no dia 7 de Setembro, e por C4 Pedro, a 10 de Setembro.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados

07:45 22 Julho, 2026 07:49 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cientista alerta que observar o eclipse sem proteção adequada pode provocar lesões graves e irreparáveis na retina

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Algarve, Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Eclipse solar de 12 de agosto exige óculos certificados

07:45 22 Julho, 2026 07:49 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cientista alerta que observar o eclipse sem proteção adequada pode provocar lesões graves e irreparáveis na retina

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Algarve, Cultura

Cerca de 80 jovens músicos participam no Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão em Lagoa

18:59 21 Julho, 2026 19:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens músicos aperfeiçoam competências técnicas e interpretativas numa experiência marcada pela formação e pelo trabalho coletivo

Últimas Notícias

  • Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
    Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados
  • António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
    António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”
  • Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
    Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento
  • Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
    Plano de construção do Aeroporto Luís de Camões será apresentado esta quarta-feira
  • Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos
    Empresas portuguesas são das que mais se atrasam nos pagamentos

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento