Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Temperaturas acima dos 28 graus centígrados afectam raciocínio dos alunos

Temperaturas acima dos 28 graus centígrados nas salas de aula podem dificultar o raciocínio, a lógica e a aprendizagem dos alunos, indicam os resultados preliminares de um estudo que envolve investigadores portugueses e brasileiros. “A temperatura mais elevada do ar pode provocar o aumento da frequência cardíaca dos estudantes acima de 100 batimentos por […]

16:18 20 Novembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Estudo envolveu investigadores portugueses e brasileiros

Temperaturas acima dos 28 graus centígrados nas salas de aula podem dificultar o raciocínio, a lógica e a aprendizagem dos alunos, indicam os resultados preliminares de um estudo que envolve investigadores portugueses e brasileiros.

“A temperatura mais elevada do ar pode provocar o aumento da frequência cardíaca dos estudantes acima de 100 batimentos por minuto”, passando estes a consumir “mais calorias” e a diminuir o ser “desempenho cognitivo”, explicou à Lusa o investigador Paulo Oliveira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Politécnico do Porto, uma das entidades portuguesas que participam no projecto.

Esta situação, contou o professor, verificou-se em algumas regiões do nordeste do Brasil, como Manaus e Terezina.

Estes são alguns dos resultados preliminares do estudo “Condições Térmicas e Desempenho em Ambientes de Ensino – Norte de Portugal e Nordeste do Brasil”, no qual investigadores da ESTG e da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil analisam a influência das mudanças de temperatura no desempenho cognitivo dos alunos.

Relativamente a temperaturas temperadas, que se encontram entre os 22 e 24 graus centígrados, a interferência encontrada não era significativa, indicou o investigador.

Segundo Paulo Oliveira, a temperatura ideal para as salas de aula depende da estação do ano, sendo que no Inverno a mesma deve estar entre os 22 e os 24 graus centígrados, enquanto no Verão deve ficar à volta dos 18 graus.

Embora no Norte de Portugal não se tenham verificado diferenças no desempenho cognitivo dos estudantes quando os factores ambientais foram alterados, espera-se que até ao término do projecto (previsto para início de 2018) seja possível obter resultados mais substanciais.

Salas de aula têm que reunir condições para os alunos aprenderem de forma confortável

De acordo com Paulo Oliveira, é fundamental que as salas de aula reúnam as condições para os alunos aprenderem de forma confortável, passando, a este nível, pela regulação da temperatura e pelo conforto térmico.

“É necessário que as mesmas tenham um bom isolamento térmico e, caso este não funcione de forma adequada, devem ter também sistemas de climatização”, indicou.

Nestes casos, continuou, é igualmente importante que os filtros dos equipamentos sejam verificados com regularidade, para impedir a entrada de poeira e de partículas de ar.

“Estas são zonas com uma permanência significativa de humidade e que têm as condições ideias para a proliferação de diversos microrganismos”, esclareceu, reforçando a importância da revisão dos equipamentos.

Para o trabalho luso-brasileiro foram recolhidos dados ao nível de parâmetros cardiovasculares, consumo de energia e de conforto ambiental, em contexto de sala de aula.

O estudo abrangeu uma amostra de estudantes de várias turmas das licenciaturas em Engenharia Informática e em Ciências Empresariais, tendo sido efetuadas medições aquando da utilização de equipamentos tecnológicos, como computadores portáteis.

No decorrer das medições em contexto de aula, os estudantes tinham que responder, em simultâneo, a testes de sequência lógica para avaliação do seu desempenho cognitivo, com registo do tempo e das calorias consumidas pelo organismo, enquanto eram expostos aos parâmetros de conforto ambiental do meio envolvente.

A amostra incluiu estudantes da ESTG do Politécnico do Porto, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e de outras instituições de ensino superior do Brasil.

O trabalho de cooperação arrancou em 2016, com o projecto “Mudanças Climáticas e Elevação da Temperatura do Ar: Implicações na Saúde e no Desempenho de Alunos em Ambientes Climatizados”, co-financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Brasil.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Gato a comer gelatina.
Animais Nacional

Equipa de portugueses cria gelatina para hidratação de gatos e conquista prémio: só falta escolher o sabor

14:10 17 Junho, 2026 10:23 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma equipa portuguesa criou uma gelatina com 97% de água para ajudar na hidratação dos gatos, mas ainda falta escolher o sabor

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Carro elétrico a carregar.
Algarve Auto

Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta

11:15 17 Junho, 2026 11:15 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Standvirtual destaca que contactos por elétricos em Faro cresceram muito acima da oferta disponível no distrito algarvio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Gato a comer gelatina.
Animais, Nacional

Equipa de portugueses cria gelatina para hidratação de gatos e conquista prémio: só falta escolher o sabor

14:10 17 Junho, 2026 10:23 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Uma equipa portuguesa criou uma gelatina com 97% de água para ajudar na hidratação dos gatos, mas ainda falta escolher o sabor

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Marina de Albufeira.
Algarve

Corpo de turista de 23 anos desaparecido foi encontrado junto à marina de Albufeira

06:07 17 Junho, 2026 07:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dias depois de ter desaparecido no mar, o corpo de um jovem turista britânico foi encontrado nas proximidades da marina de Albufeira

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Carro elétrico a carregar.
Algarve, Auto

Elétricos ganham terreno no Algarve com procura a crescer muito acima da oferta

11:15 17 Junho, 2026 11:15 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Standvirtual destaca que contactos por elétricos em Faro cresceram muito acima da oferta disponível no distrito algarvio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Europe Direct Algarve

Obras da FAGAR entram em nova etapa e condicionam trânsito na Rua do Alportel

15:39 16 Junho, 2026 15:46 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova fase da reabilitação da rede pública de abastecimento de água avança em Faro, num investimento superior a 1,2 milhões de euros financiado pelo Algarve 2030

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“40 anos de serviço e fui tratado como lixo”: homem de 63 anos foi despedido a apenas 1 ano da reforma

19:20 15 Junho, 2026 16:27 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta agora dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Últimas Notícias

  • Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços
    Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços
  • Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos
    Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos
  • Couple Coffee celebram 20 anos de carreira com concerto na República 14 em Olhão
    Couple Coffee celebram 20 anos de carreira com concerto na República 14 em Olhão
  • Equipa de portugueses cria gelatina para hidratação de gatos e conquista prémio: só falta escolher o sabor
    Equipa de portugueses cria gelatina para hidratação de gatos e conquista prémio: só falta escolher o sabor
  • Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana
    Fósseis raros de Neandertais ajudam equipa da UAlg a estudar evolução humana

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal