Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul

Teatro das Figuras anuncia programação até ao fim do ano

Dança, teatro, música e palestras online são algumas das propostas imperdíveis!

18:16 2 Setembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
No dia 24 de setembro terá lugar a estreia da peça DEN.TRO, uma coprodução do Teatro das Figuras e do Espaço do Tempo

No ano em que completa 15 anos de existência, o Teatro das Figuras, cujo surgimento enquanto palco capaz de dar resposta às maiores exigências técnicas que os espetáculos requerem veio alterar o panorama artístico local e regional, é hoje uma referência na programação artística nacional e consegue, apesar dos tempos atípicos que vivemos, manter as propostas fundamentais previstas desde o início do ano.

É o caso do festival Dance, Dance, Dance que decorre já em setembro; a recriação do concerto Beethoven Akademie 1808 em outubro; e dos projetos comunitários Teatro de Vizinhos e Cortes de Faro em novembro, mês que acolhe ainda a antestreia da peça Atlântico de Tiago Cadete, que estreia depois no Teatro Nacional D. Maria II.

Em setembro decorre o festival de dança contemporânea Dance, Dance, Dance, que apresentará três momentos fundamentais: RITE OF DECAY, de Joana Castro, no dia 19; a estreia da coprodução do Teatro das Figuras e do Espaço do Tempo da peça DEN.TRO de Maria Fonseca no dia 24; e do espetáculo Dueto de Diana Niepce, no dia 26.

Antes, de 7 a 15 de setembro e no âmbito do Festival Verão Azul, do qual o Teatro das Figuras é coprodutor, decorre a residência de Miguel Boneville para a criação da peça A Importância De Ser Alan Turing, com ensaio aberto no dia 15.

A 16 de setembro, o inglês Peter Kember, mais conhecido por Sonic Boom, apresenta o espetáculo All Things Being Equal

A 16 de setembro, o inglês Peter Kember, mais conhecido por Sonic Boom, nome revelador das suas obsessões com o som enquanto fenómeno de elevação mental, apresenta o espetáculo All Things Being Equal que, imune a tendências externas, não cede ao peso do tempo em dez canções quase orquestrais de eletrónica, nascidas de uma armada de sintetizadores modulares e analógicos.

Nota ainda para o facto de se manter a programação paralela das palestras online Vidas Com Arte, que começou na quarentena e tem como objetivo dar a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas já com créditos firmados mas também de novos artistas emergentes. No dia 25 de setembro a convidada será a bailarina, coreógrafa e escritora Diana Niepce, no dia 14 de outubro o coreógrafo Victor Hugo Pontes e encerra a 16 de novembro, com o incontornável encenador Ricardo Pais.

O concerto de Júlio Resende no dia 1 de outubro assinala o Dia Mundial da Música

A música é naturalmente o grande destaque de outubro, com os concertos Carta a Amália de Júlio Resende no dia 1, assinalando o Dia Mundial da Música e os 100 anos do nascimento de Amália Rodrigues e de Camané e Mário Laginha no dia 16. Nota ainda para a estreia da coprodução com o LAMA – Laboratório de Artes e Média do Algarve, da peça de teatro juvenil Romeu e Romeu, no dia 15, para a apresentação da peça Turma de 95 de Raquel André da qual o Teatro das Figuras é coprodutor e para a recriação do concerto Akademie que Beethoven deu em 1808, pela Orquestra Clássica do Sul, no âmbito do 250.º aniversário do nascimento do compositor, que decorre dias 29 e 31.

Novembro revela, no dia 6, a estreia da coprodução com o JAT – Janela Aberta Teatro da peça Teatro de Vizinhos, um projeto com direção de Miguel Martins Pessoa e consultoria da argentina Edith Scher, uma das referências mundiais do Teatro Comunitário. Ainda na lógica no Teatro Comunitário, dia 21 decorre a estreia de As Cortes de Faro, que resulta de uma encomenda do Teatro das Figuras a Rui Catalão.

A Companhia Nacional de Bailado apresenta as novas criações de Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal no dia 14. E, a finalizar o mês, a 28 de novembro, o destaque vai para a antestreia da peça de teatro Atlântico, uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, Festival END (Coimbra) e Teatro das Figuras.

O ano não termina sem que dezembro volte a trazer música ao Teatro das Figuras, com os concertos de Aldina Duarte e Sílvia Perez Cruz & Farsa Circus Band agendados para 5 e 15 de dezembro, respetivamente. A estreia da coprodução da peça Animais Carnívoros de Miguel Moreira com direção de Rogério de Carvalho. A Companhia de Dança do Algarve em coprodução com o Teatro das Figuras apresenta ainda o habitual espetáculo de Natal entre 17 e 20 de dezembro.

Mais informações sobre a programação do Teatro das Figuras aqui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Padre. Crédito: DR
Nacional

Padre condenado por tentar abusar de rapariga menor que se encontrava a seu cargo

14:02 19 Junho, 2026 14:32 19 Junho, 2026 | João Luís

O padre meteu uma das mãos na camisola de menina de 15 anos e beijou-a. Levou um ano e oito meses de cadeia, pena suspensa

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos

14:30 19 Junho, 2026 14:20 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As regras dos passageiros aéreos na União Europeia vão mudar a partir de 2027

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Major Oak. Crédito: DR
Cultura Mundo

Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques

13:40 19 Junho, 2026 13:48 19 Junho, 2026 | João Luís

O famoso carvalho da floresta de Sherwood morre ao fim após séculos de história, lendas e milhões de visitantes junto às suas raízes

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Padre. Crédito: DR
Nacional

Padre condenado por tentar abusar de rapariga menor que se encontrava a seu cargo

14:02 19 Junho, 2026 14:32 19 Junho, 2026 | João Luís

O padre meteu uma das mãos na camisola de menina de 15 anos e beijou-a. Levou um ano e oito meses de cadeia, pena suspensa

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos

14:30 19 Junho, 2026 14:20 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

As regras dos passageiros aéreos na União Europeia vão mudar a partir de 2027

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Major Oak. Crédito: DR
Cultura, Mundo

Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques

13:40 19 Junho, 2026 13:48 19 Junho, 2026 | João Luís

O famoso carvalho da floresta de Sherwood morre ao fim após séculos de história, lendas e milhões de visitantes junto às suas raízes

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Últimas Notícias

  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
  • Padre condenado por tentar abusar de rapariga menor que se encontrava a seu cargo
    Padre condenado por tentar abusar de rapariga menor que se encontrava a seu cargo
  • Ricardo Araújo Pereira estava na ‘lista dos indesejáveis’ de grupo neonazi Movimento Armilar Lusitano acusado de terrorismo
    Ricardo Araújo Pereira estava na ‘lista dos indesejáveis’ de grupo neonazi Movimento Armilar Lusitano acusado de terrorismo
  • Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
    Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
  • Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
    Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal