Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

“Sozinho com a pátria às costas” – Farense José Goulão ganha prémio Gazeta de Fotografia com esta imagem

A foto é do homem que percorreu isolado a Avenida da Liberdade no 25 de Abril de 2020, com a bandeira nacional. Infelizmente, o homem morreu entretanto, mas a imagem imortalizou-se pela lente do fotojornalista algarvio José Goulão

10:55 1 Julho, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Sena Goulão foi distinguido na categoria de fotografia, pela imagem que intitulou “Sozinho com a pátria às costas”

O fotojornalista da agência Lusa José Sena Goulão ganhou o prémio Gazeta de Fotografia, pela imagem do homem, Carlos Ferreira, que percorreu isolado a Avenida da Liberdade no 25 de Abril de 2020, com a bandeira nacional, foi anunciado esta quarta-feira.

Tornou-se um símbolo quando subiu, sozinho, a Avenida da Liberdade com uma enorme bandeira de Portugal ao ombro. Celebrava o 25 de Abril, num ano em que a pandemia obrigou ao cancelamento da tradicional manifestação pela liberdade.

Carlos Ferreira morreu aos 73 anos, no passado dia 31 de maio, fez hoje um mês. Foi vítima de um AVC, na tarde do dia anterior, no Hospital São Francisco Xavier.

O momento foi imortalizado pelo fotógrafo da Lusa, José Sena Goulão. Vestido com o seu habitual fato de rececionista de hotel, o trabalho da sua vida, Carlos Ferreira mostrou – com inteligência e sensibilidade – como celebrar o Dia da Liberdade em segurança.

Carlos Ferreira era o sócio número 4.362 da Associação 25 de Abril e foi militante do MRPP.

Fotojornalista da agência Lusa José Sena Goulão

De acordo com uma nota do Clube de Jornalistas (CJ), que promove os Prémios Gazeta, José Sena Goulão, que cresceu em Faro, foi distinguido na categoria de fotografia, pela imagem que intitulou “Sozinho com a pátria às costas”, divulgada em diversos órgãos de comunicação.

José Sena Goulão, nasceu em Lisboa e foi criado em Faro, com passagem pelos EUA, segundo a DOARTE. É professor de Educação Física de formação e começou a fotografar em 2005, tendo tirado, posteriormente, o curso de fotografia na ar.co em 2006/7. É fotojornalista na Agência Lusa desde 2008 e tem como áreas de preferência o desporto e os concertos.

Foram ainda distinguidos os jornalistas Diana Andringa (RTP), com o Prémio Gazeta de Mérito, Andreia Friaças (Público), com o prémio Revelação, graças à reportagem “8 de Março de 1962. A manifestação das mulheres que não está nos livros”, e João Pedro Mendonça (RTP), na categoria televisão, pela reportagem “Confinado na aldeia”, realizada em Monsanto, onde por decisão médica estava em quarentena, para se proteger da covid-19.

Na categoria imprensa foi distinguido António Marujo (freelancer), galardoado com a reportagem “A caixa de correio de Nossa Senhora”, publicada nas edições de 04 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020, do Expresso, enquanto Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1) receberam o prémio Gazeta de Rádio, pela “Goodbye Europa”, sobre o “Brexit”, com sonoplastia de Jaime Antunes, emitida em 12 de fevereiro de 2020.

Na categoria multimédia, os galardoados foram João Francisco Gomes e Sónia Simões (Observador), pelo trabalho “Em Silêncio”, um conjunto de cinco reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, divulgadas de 10 a 15 de fevereiro de 2019, e, por fim, na categoria de imprensa regional, o júri atribuiu o prémio ao jornal O Gaiense, de Vila Nova de Gaia, também distribuído em Espinho e nos principais pontos de venda do Porto.

O Júri dos Prémios Gazeta 2019-2020 foi composto por Eugénio Alves (CJ), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (freelancer), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor emérito do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).


Quem é José Sena Goulão?


José Sena Goulão é um dos principais fotógrafos portugueses e uma referência a nível nacional e internacional. Começou o seu percurso na Fotografia, em 2005.

O fotojornalista da agência Lusa, foi o orador convidado da terceira edição do Meet The Pro, uma iniciativa organizada pela Canon Portugal e pela ESCS, no âmbito do programa educacional Canon Creative Plan, decorreu, no passado dia 24 de março, via plataforma online Zoom.

Para melhor conhecer José Sena Goulão, o POSTAL deixa aqui um extrato de um texto publicado no site da Escola Superior de Comunicação Social.

—–

“Entusiasta da área, foi no decorrer de uma viagem com um amigo que aprendeu as bases da técnica fotográfica. Decidiu, então, investir num curso, durante o qual procurou ser parceiro das duas maiores produtoras de espetáculos portuguesas, de forma a conseguir construir um portefólio na vertente de que mais gostava: espetáculo. Em 2007, estagiou na Lusa, onde, mais tarde, acabaria por trabalhar.

Em tempos de pandemia, o fotógrafo lembrou que os jornalistas foram dos poucos profissionais que “andaram o tempo todo na rua, a mostrar o que se passava”, desde o aparecimento das máscaras, aos serviços que fecharam, passando pela nova realidade da sociedade. “Os primeiros meses foram muito intensos”, confessou. Pegando no exemplo do futebol, aproveitou para explicar de que forma é, hoje, condicionado pelas restrições impostas. “Fotografávamos ombro com ombro e, agora, não podemos mudar a posição o jogo todo. O trabalho sofre muito com essas limitações”, explicou.

Goulão procurou explicar a realidade profissional da agência noticiosa, caracterizada pela “rapidez e informação pura e dura (…) a notícia sai ao segundo e há muitos clientes a depender dela”. O fotógrafo mostrou algumas imagens do seu portefólio, que contemplam áreas tão abrangentes como o desporto, a política, manifestações ou entrevistas, entre outras. “A coisa mais transversal no meu trabalho são as reações e expressões humanas”, afirmou.

Embora considere que há “trabalhos que podem não ser os mais excitantes”, devido à repetição dos temas, referiu que também tem bombons que são os seus “balões de oxigénio, ao longo do ano”, lembrando a missão de resgate de migrantes no Mediterrâneo, que fez com a Marinha Portuguesa e que lhe valeu um prémio internacional.

Falou, também, sobre a fotografia icónica do homem que subiu a Avenida da Liberdade sozinho, com a bandeira de Portugal às costas, durante as comemorações do 25 de Abril, em 2020, no decorrer do primeiro confinamento, como um marco na sua carreira. “Quando estávamos prestes a ir embora, começámos a ver aquele senhor a subir a avenida (…) Fui atrás dele até conseguir a imagem que tinha na cabeça”, lembra. Apesar de haver outros fotógrafos no local, a imagem de José Sena Goulão distinguiu-se pela sua singularidade, sendo amplamente difundida pelos órgãos de comunicação social. “Foi um reconhecimento enorme”, garante.

Para além das fotografias que capta no âmbito da sua profissão, o fotógrafo mostrou, ainda, alguns trabalhos que faz a nível pessoal, como foi o caso da cobertura de uma emissão especial da rubrica viral “Como é que o bicho mexe”, do humorista Bruno Nogueira, no Instagram, e a fotografia de surf.

A fotografia do homem que subiu a Avenida da Liberdade sozinho, nas comemorações do 25 de Abril, em 2020, é uma das mais icónicas da carreira de José Sena Goulão.

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro

12:30 12 Agosto, 2026 12:30 12 Agosto, 2026 | João Luís

Um pagamento da Segurança Social pode chegar à conta e ser considerado dinheiro indevido: saiba se é possível evitar a devolução

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve

Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura

15:06 12 Agosto, 2026 15:19 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha prevê um par de óculos certificados por cada lugar da viatura alugada em Faro, numa iniciativa limitada ao stock existente durante esta quarta-feira

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Banhista com dores. Crédito: Freepik AI
Europa Nacional

Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos

17:00 12 Agosto, 2026 18:10 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

A presença desta espécie levou a medidas de precaução em mais do que uma praia, depois de vários banhistas terem necessitado de assistência

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro

12:30 12 Agosto, 2026 12:30 12 Agosto, 2026 | João Luís

Um pagamento da Segurança Social pode chegar à conta e ser considerado dinheiro indevido: saiba se é possível evitar a devolução

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve

Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura

15:06 12 Agosto, 2026 15:19 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha prevê um par de óculos certificados por cada lugar da viatura alugada em Faro, numa iniciativa limitada ao stock existente durante esta quarta-feira

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Banhista com dores. Crédito: Freepik AI
Europa, Nacional

Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos

17:00 12 Agosto, 2026 18:10 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

A presença desta espécie levou a medidas de precaução em mais do que uma praia, depois de vários banhistas terem necessitado de assistência

Últimas Notícias

  • Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos
    Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos
  • Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez
    Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez
  • Quer deixar de trabalhar 5, 10 ou 15 anos antes do tempo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses para garantir 1.000€ mensais até à idade da reforma
    Quer deixar de trabalhar 5, 10 ou 15 anos antes do tempo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses para garantir 1.000€ mensais até à idade da reforma
  • Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal
    Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal
  • Sismos levam Ordem dos Médicos a pedir testes à capacidade de resposta dos hospitais
    Sismos levam Ordem dos Médicos a pedir testes à capacidade de resposta dos hospitais

Opinião

  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento