O salão da Junta de Freguesia do Algoz irá acolher no próximo dia 27 de Novembro, pelas 16 horas, a peça “Auto da Maria Parda”, de Gil Vicente, pelo grupo de teatro da Universidade Sénior de Olhão. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Silves, é promovida pela Comissão Amigos da Ermida Nossa Senhora do Pilar e tem como objectivo angariar verbas para o restauro da referida Ermida, localizada em Algoz.
Os ingressos têm um custo associado de 2 euros, que reverterão para a recuperação deste monumento, classificado como Imóvel de Interesse Público, em 1993, e que, para além de se apresentar como uma importante referência religiosa na zona, é também um interessante testemunho da religiosidade rural barroca.
Mais informações sobre a iniciativa poderão ser recolhidas através do email da Comissão Amigos da Ermida Nossa Senhora do Pilar.
A ermida de Nossa Senhora do Pilar localiza-se num monte dominante, a Sul da povoação de Algoz. A actual construção remonta à época barroca (viragem do século XVII para o XVIII), sendo provável que sob este edifício estejam estruturas de templos anteriores, atendendo à natureza elevada do local – propícia a cultos de romaria – e ao facto de nas imediações se terem identificado, no sítio da Amoreira, numerosos vestígios arqueológicos do período romano.
É composta por uma curta nave, uma capela-mor rectangular coberta com abobada hexagonal e lanternim e um pequeno espaço de sacristia. O portal principal, apresenta uma leve cornija, sendo ladeado por duas janelas. A fachada é ladeada por duas torres sineiras.